Portugal passa a situação de alerta a partir do dia 1 de outubro.

A evolução positiva do país no controlo da covid-19 permite passar para a situação de alerta a partir do próximo dia 1 de outubro.

Esta decisão, anunciada no final do Conselho de Ministros de 23 de setembro, quinta-feira, aprova a terceira fase do plano do Governo de levantamento de restrições por causa da Covid-19. A decisão é anunciada num momento em que Portugal se aproxima de uma taxa de vacinação da sua população de 85%, regista uma trajetória sólida de descida da taxa de incidência de infeções (atualmente em 137,4 casos por 100 mil habitantes) e em que a taxa de transmissão se encontra abaixo de 1 mais precisamente em 0,82.

De acordo com o plano do executivo, nesta fase deixam de existir limites máximos para o número de pessoas em grupo no interior dos restaurantes, cafés, pastelarias e em esplanadas, bem como são levantados os limites de lotação para estabelecimentos, espetáculos culturais e eventos familiares.

Outra mudança passará pela reabertura dos bares e discotecas, com obrigatoriedade de apresentação de certificado digital de vacinação ou de um teste Covid-19 com resultado negativo.

O uso de máscara, também a partir desta data, continuará a ser obrigatório em transportes públicos, grandes superfícies, lares, hospitais e salas de espetáculos e em eventos.

O uso de máscaras nos recreios das escolas deixa de ser obrigatório e a Direção-Geral da Saúde vai atualizar as normas do isolamento profilático nos estabelecimentos de ensino.

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2021/09/23/covid-19-ultima-fase-do-desconfinamento/