Instituto Nacional de Emergência Médica assinala hoje o seu 40.º aniversário.

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) celebra hoje, dia 3 de agosto, o seu 40.º aniversário.

Criado em 1981, o INEM surge com a missão de instalar e gerir um Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM), capaz de prestar de forma estruturada cuidados de emergência médica pré-hospitalar a todas as pessoas vítimas de acidente ou doença súbita.

Desde a implementação dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), até ao estabelecimento de uma rede de meios de emergência nacional e abrangente, os objetivos do INEM seguiram sempre a mesma premissa: proporcionar a todas as pessoas que dele necessitem um serviço de emergência médica pré-hospitalar acessível, eficaz e de qualidade.

A comprová-lo está um grau de satisfação dos utentes na ordem dos 97% e uma taxa reduzida de reclamações face ao volume dos serviços prestados (menos de 0,02% das chamadas recebidas e tratadas pelos CODU dão origem a reclamações), indicadores que traduzem a profunda confiança que os portugueses e as portuguesas depositam no INEM e nos seus profissionais.

Para garantir um SIEM robusto e abrangente, o INEM tem promovido parcerias com diversas instituições, como é o caso dos Corpos de Bombeiros, da Cruz Vermelha Portuguesa, da Polícia de Segurança Pública, da Guarda Nacional Republicana, e dos hospitais e centros de saúde.

Em paralelo, o INEM tem procurado reforçar, inovar e diversificar os serviços que proporciona, sendo disso exemplo o Centro de Informação Antivenenos, o Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise ou o Programa Nacional de Desfibrilhação Automática Externa.

O desenvolvimento de novos meios de emergência também marcam a história do INEM, como é o caso da criação das Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação, das Ambulâncias de Suporte Imediato de Vida, dos Motociclos de Emergência Médica, dos Helicópteros de Emergência Médica, entre outros.

Internacionalmente, o INEM tem desempenhado também um papel ativo em missões humanitárias de apoio à saúde das populações, ou mesmo em situações de catástrofes internacionais. Em 2019, este esforço foi reconhecido pela Organização Mundial de Saúde através da certificação do Hospital de Campanha do INEM como Emergency Medical Team, capacidade que passou a integrar o Voluntary Pool do Mecanismo Europeu de Proteção Civil.

Em comunicado, o INEM lembra que é «graças ao empenho, dedicação e competência dos profissionais de todas as carreiras e categorias profissionais que têm trabalhado ou colaborado com o Instituto, volvidos 40 anos após a sua criação, o INEM continua a ser uma das instituições públicas com maior credibilidade, confiança e reconhecimento pelos relevantes serviços prestados».

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2021/08/03/aniversario-do-inem/