Governo considera que estão reunidas as condições para prosseguir medidas já aprovadas.

O Governo decidiu hoje prolongar a situação de calamidade em território continental para combater a epidemia de covid-19 até ao final do mês de maio.

“Quando olhamos para os níveis de incidência, comparando o início do processo de desconfinamento coma data mais recente, 12 de maio, assiste-se a um decréscimo muito significativo. Os níveis de incidência estão neste momento abaixo de 50 por cem mil habitantes a 14 dias, mais concretamente 48,7”, observou a Ministra de Estado e da Presidência após a reunião do Conselho de Ministros. Já em relação ao nível de transmissão (o Rt), Mariana Vieira da Silva referiu que era de 0,78 em 09 de março, subiu para 1 em alguns momentos, “mas é neste momento de 0,92”.

“Isto faz com que o país, olhando para a matriz de risco definida, se encontre claramente num nível verde com uma evolução muito favorável. Neste sentido, temos condições para prosseguir um conjunto de medidas já aprovadas”, acrescentou.

Os concelhos de Arganil e Lamego vão recuar no processo de desconfinamento, no âmbito da pandemia, enquanto os concelhos de Cabeceiras de Basto, Carregal do Sal e Paredes, bem como uma das freguesias de Odemira, vão avançar para a quarta fase de desconfinamento, a par da generalidade do país.

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2021/05/13/covid-19-situacao-de-calamidade-ate-31-de-maio/