Linha SNS 24 vai abrir novos centros de atendimento face a pico de procura.
A linha SNS 24 recebeu mais de 204 mil chamadas em dezembro, o mês com mais contactos em 2023 e vai abrir dois novos centros de atendimento para responder ao pico de procura, segundo informação da SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.
Este ano já foram atendidas 1.849.831 chamadas, das quais cerca de 30% são reencaminhadas para os Serviços de Urgência. De acordo com os dados divulgados pela SPMS, a linha SNS 24 atendeu 172.917 chamadas em outubro, 186.865 em novembro e 204.473 até dia 27 de dezembro, tendo sido tomadas medidas de adaptação e dimensionamento.
A integração de mais enfermeiros e psicólogos, a maximização das escalas, bem como reforço tecnológico no serviço de triagem e ainda a abertura, em breve, de mais dois centros de atendimento, em Faro e na Covilhã, são algumas das medidas implementadas.
A SPMS alerta que nestas alturas de maior procura poderá verificar-se, em algumas horas do dia, um aumento do tempo de espera na linha SNS 24 e apelam por isso “à melhor compreensão” dos utentes para algum constrangimento neste período.
Os outros canais do SNS 24 – App e site – disponibilizam serviços digitais e informações que podem ajudar o cidadão a esclarecer as suas dúvidas, nomeadamente os guias de saúde sobre gripe, gripe A e febre, entre outros disponíveis na página Info Saúde.
A campanha de comunicação Melhor que achar é ligar 808 24 24 24 também procura sensibilizar, uma vez mais, para que os cidadãos liguem antes de recorrer aos serviços de saúde perante uma situação de saúde aguda e não emergente.
Para saber mais, consulte:
- SNS 24 – https://www.sns24.gov.pt