Por considerar que o cancro tem um “grande impacto na vida da pessoa com doença, na dos que a rodeiam, e na sociedade”, a Pfizer lançou um projeto de literacia em saúde sobre este tema.
De acordo com um comunicado emitido pela Pfizer Portugal, vários tipos de cancro em Portugal têm registado um aumento significativo, quer na prevalência, quer na incidência, sendo atualmente a segunda maior causa de morte no nosso país.
Reconhecendo a importância do conhecimento e da literacia em saúde, a Pfizer criou a iniciativa “Cancro Sem Mitos”, um projeto destinado a abordar esta temática, algo que a empresa descreve como sendo “muitas vezes complexo e acompanhado de desinformação”. Nesse sentido, “falar de ‘Cancro Sem Mitos’ é essencial para sensibilizar para a sua prevalência, diagnóstico e principais características”, explica o laboratório.
Ao longo de vários episódios que serão disponibilizados online, médicos especialistas vão abordar alguns tipos de cancro e esclarecer os principais mitos que rodeiam estas condições. Os vídeos desenvolvidos pela Pfizer, em conjunto com médicos de várias áreas terapêuticas, pretendem clarificar dúvidas em torno do cancro pelo olhar do doente.
O primeiro episódio terá como tema central o “Cancro da Mama Hereditário”, associado a alterações genéticas herdadas de pais para filhos, e que representa cerca de 10% do número de cancros da mama existentes.
Para além deste tipo de cancro, o projeto irá abordar ainda o “Cancro da Mama Metastático, o Mieloma Múltiplo, a Gamopatia Monoclonal de Significado Indeterminado (MGUS), o Cancro da Próstata e o Cancro do Pulmão”.