Iniciativa inédita juntou governantes da Saúde e representantes de pessoas com doença

“São os cidadãos que nos permitem ter uma informação mais exata, que vai para além da frieza dos números. Nós precisamos de números, mas quem descreve a humanidade que tem de estar subjacente ao Serviço Nacional de Saúde, são os cidadãos, muitas vezes”, disse Manuel Pizarro, no dia 16 de setembro, em Coimbra.

O Ministro da Saúde falava numa iniciativa comemorativa dos 44 anos da criação do SNS, um encontro pioneiro que juntou governantes da Saúde e diversas entidades representantes de pessoas com doença, para uma manhã de trabalho.

Manuel Pizarro classificou a iniciativa como “uma excelente oportunidade de estreitar o relacionamento do SNS com o cidadão, com os utentes para quem o sistema público de saúde trabalha todos os dias e que são a sua força e a razão de existir”, reforçou.

Durante a reunião, que se estendeu por cerca de cinco horas, Manuel Pizarro manifestou perante os mais de 120 participantes, a “profunda convicção de que a participação dos cidadãos e, desde logo, dos cidadãos que vivem com doença, no Serviço Nacional de Saúde, é um elemento absolutamente essencial”.

Os participantes tiveram oportunidade de apresentar propostas e partilhar experiências com o Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, a Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, o Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre e o Diretor Executivo do SNS, Fernando Araújo.
Pizarro referiu que “os utentes contribuíram com informação útil sobre a forma como as medidas estão a ser implementadas” e apresentaram “muitas sugestões e propostas para melhorar o SNS”.

De: https://www.sns.gov.pt/