Transplante de órgãos aumentou 36,4% no primeiro semestre de 2023.

Portugal registou um aumento de 36,4% no número de órgãos transplantados no primeiro semestre do ano, face ao período homólogo de 2022.

De acordo com o Instituto do Sangue e da Transplantação (IPST), foi assinalado um crescimento de 22% no número de dadores falecidos, com uma taxa de 18 dadores por milhão de habitantes.

Os dados hoje divulgados, em comunicado, surgem no âmbito do Dia Nacional da Doação de Órgãos e da Transplantação, que se assinala esta quinta-feira, dia 20 de julho, pelo IPST e pela Sociedade Portuguesa de Transplantação (SPT).

O transplante renal representou 53,2% de todos os órgãos transplantados, tendo aumentado em 25 transplantes (5,5%).

De acordo com o IPST, o programa de doação renal cruzada permitiu, no ano passado, a realização de cinco transplantes de dador vivo em dois ciclos, com um primeiro ciclo de dois transplantes e um segundo de três transplantes (desencadeado por um dador altruísta).

Foram transplantados em Portugal, durante 2022, 814 órgãos dos quais 476 são transplantes de rim. O País atingiu ainda um novo recorde ao realizar 76 transplantes de pulmão.

Dia Nacional da Doação de Órgãos e da Transplantação

“Globalização e Digitalização na Doação e na Transplantação de Órgãos” foi o tema escolhido pelo IPST e SPT para assinalar o Dia Nacional da Doação de Órgãos e da Transplantação, através de um evento que vai decorrer hoje, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, e onde se debaterá igualmente o tráfico de órgãos, a doação em vida e a dádiva cruzada.

Recorde-se que o Governo instituiu o dia 20 de julho, em 2019, como o Dia Nacional da Doação de Órgãos e da Transplantação, destinado à realização dos atos comemorativos da doação e transplantação de órgãos.

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2023/07/20/dia-nacional-da-doacao-de-orgaos-e-da-transplantacao-2/