Doença não tem cura, mas pode ser controlada.
O Dia Mundial da Asma é celebrado anualmente na primeira terça-feira do mês de maio. Em 2019, dia 7 de maio. Organizada pelo Global Initiative for Asthma (GINA), o objetivo desta data é sensibilizar a população para a necessidade de conhecer a asma e as suas complicações, procurando melhorar a adesão ao tratamento e parar a evolução da doença.
De acordo com a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica, que se associa à data comemorativa, a asma é uma doença respiratória crónica frequente e potencialmente grave, que afeta crianças e adultos, e que não tendo cura pode ser controlada. A asma é uma doença subdiagnosticada e subtratada que afeta cerca de 700 mil portugueses (6,8% da população), e cerca de 175 mil crianças e adolescentes (8,4% das crianças).
“Não desvalorizes sintomas ligeiros. Controla a doença, aprende a vencer as tuas limitações” é a mensagem que, no âmbito do Dia Mundial da Asma 2022, a Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) pretende transmitir ao público mais jovem, sendo esta a doença crónica mais prevalente nesta faixa etária.
Cerca de metade dos doentes asmáticos em Portugal não têm a sua asma controlada (43% da população geral asmática e 51% das crianças). É, por isso, muito importante motivar os jovens para a adesão ao tratamento regular e contínuo.
De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2022/05/03/dia-mundial-da-asma-5/