A atividade física, juntamente com outras ações, pode ser a chave para manter uma vida longa e saudável.

O início de um novo ano costuma vir carregado de resoluções . Porém, a realidade é que, em muitas ocasiões, estes objetivos não são alcançados , o que nos leva a questionar se realmente vale a pena tentar.

Apesar desta perceção, dois geriatras especializados em longevidade asseguram, no meio digital Parade , que vale a pena estabelecer metas relacionadas com a saúde, desde que sejam realistas e sustentáveis ​​a longo prazo. Por isso, fizeram um apelo especial às pessoas com mais de 50 anos para que adotem um hábito fundamental para melhorar significativamente a sua saúde e qualidade de vida: praticar exercício físico.

Sonja Rosen , geriatra e diretora médica de geriatria do Cedars-Sinairefere que «se deseja dar um passo em direção a uma vida mais longa e saudável, esta é a meta que você deve estabelecer para si mesmo». Richard W. Besdine , professor de medicina na Divisão de Geriatria e Medicina Paliativa da Alpert Medical School da Brown University faz um apelo, «seja mais ativo fisicamente».

Ambos os especialistas em longevidade concordam que a atividade física é a melhor decisão que as pessoas com mais de 50 anos podem tomar. Beneficia tanto o coração como o cérebro , reduzindo o risco de doenças cardiovasculares e demência. Também melhora o fluxo sanguíneo para o cérebro, o que ajuda a prevenir o acúmulo de placas ligadas à demência, e o exercício moderado pode reduzir o risco de Alzheimer.

De: https://foreveryoung.sapo.pt