Crescimento da cirurgia robótica garante tratamentos de alta qualidade e inovação no ato cirúrgico.

A Unidade Local de Saúde (ULS) São José alcançou a marca de 1898 cirurgias robóticas realizadas desde a inauguração do seu primeiro robô cirúrgico, o primeiro do Serviço Nacional de Saúde (SNS), no dia 8 de novembro de 2019. Atualmente, a cirurgia robótica é utilizada em diversas especialidades, incluindo Urologia, Cirurgia Coloretal, Bariátrica, Hepatobiliar, Pancreática, Endócrina, Esofagogástrica, Torácica, Ginecológica e Pediátrica.

Analisando os dados anuais, existe um crescimento acentuado no número de cirurgias com recurso à robótica, mesmo durante os anos de pandemia, tendo sido realizadas 158 em 2020 e 257 em 2021. Este ano, até 31 de outubro (últimos dados disponíveis), já foram realizadas mais de 560 cirurgias robóticas.

“Somos o maior centro de robótica do país e não queremos ficar por aqui. Queremos continuar este caminho, na vanguarda, a inovar no cuidar. A robótica tem grandes benefícios para os nossos doentes, pois permite-nos prestar cuidados de grande qualidade, e é também uma forma de motivar e atrair profissionais”, destaca a presidente do Conselho de Administração da ULS São José, Rosa Valente de Matos.

Entre as principais vantagens da utilização da robótica destacam-se a maior qualidade do ato cirúrgico, associado a menor perda de sangue, menor dor e melhor cosmética.

A ULS São José já está a planear o alargamento da cirurgia robótica à cirurgia plástica e vascular.

De: https://www.sns.gov.pt