No Dia Nacional do Psicólogo, o INEM destaca o trabalho do Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise, que atendeu uma média de 604 ocorrências mensais este ano

Entre janeiro e agosto de 2024, o Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise (CAPIC) do INEM atendeu 4.837 chamadas, com uma média mensal de 604 ocorrências que necessitaram de intervenção psicológica. Durante o mesmo período, as Unidades Móveis de Intervenção Psicológica de Emergência (UMIPE) foram acionadas 922 vezes, evidenciando um aumento de 292 ativações face ao ano anterior.

Os dados hoje divulgados a propósito do Dia Nacional do Psicólogo, que se assinala esta quarta-feira, indicam que, nos primeiros oito meses de 2024, o CAPIC recebeu menos 650 chamadas do que no período homólogo de 2023, sendo que 64% dos utentes que recorreram a esse serviço eram do sexo feminino.

“Comportamento suicidário, alteração emocional ou do comportamento ou incidente crítico foram os principais motivos que levaram ao contacto com este serviço do INEM”, destacou o instituto.

O CAPIC, que conta com 31 psicólogos clínicos com formação específica em intervenção psicológica em crise, emergências psicológicas e intervenção psicossocial em catástrofe, oferece apoio 24 horas por dia e pode ser contactado através do Número Europeu de Emergência – 112, em situações de crise psicológica, comportamentos suicidários, situações de abuso/violência física ou sexual, entre outras situações.

De: https://www.sns.gov.pt