Dados refletem o crescente reconhecimento no serviço, essencial para triagem e encaminhamento de utentes para os cuidados de saúde adequados.
A Linha SNS 24 alcançou, na passada sexta-feira, a marca de 2 milhões de chamadas atendidas desde o início deste ano. Os dados refletem o crescente reconhecimento e confiança no SNS 24, que tem sido essencial não só para esclarecimento de dúvidas, mas também para referenciar para o nível de cuidados mais adequado, aumentando o conforto dos utentes e a qualidade e a segurança da prestação de cuidados.
A referenciação para cuidados de saúde primários ou para autocuidados, com chamadas de seguimento pela Linha SNS 24, permite reduzir as deslocações desnecessárias aos serviços de urgência e, deste modo, aliviar a pressão sobre estes serviços e permitir que os profissionais se concentrem sobre situações que exigem cuidados agudos diferenciados.
Entre os projetos que têm impulsionado o sucesso da Linha SNS 24 destaca-se o “Ligue Antes, Salve Vidas”, um projeto-piloto lançado em maio de 2023. Este programa visa incentivar os cidadãos a contactar a Linha SNS 24 antes de se dirigirem a um serviço de urgência hospitalar. Atualmente, está implementado nas Unidades Locais de Saúde (ULS) de Póvoa de Varzim/Vila do Conde, Entre Douro e Vouga, e Gaia/Espinho, tendo já resultado no agendamento de mais de 74 mil consultas nas unidades de Cuidados de Saúde Primários dessas ULS.
Com 7 anos de existência, celebrados no passado mês de julho, a Linha SNS 24 tornou-se a porta de entrada para o Serviço Nacional de Saúde, desempenhando um papel fundamental na triagem e encaminhamento dos utentes para os cuidados de saúde mais adequados, além do suporte informativo e psicológico, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.