São várias as opções na Região de Lisboa para uma Passagem de Ano memorável, com muita música, animação e espetáculos de fogo de artifício. Para quem ainda não tem planos para a última noite de 2024, a Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa deixa algumas sugestões de programa gratuitos para terminar o ano da melhor maneira.
A primeira sugestão é em Mafra. O município assinala a entrada em 2025 com um espetáculo de fogo de artifício que acontecerá em 11 locais em simultâneo, um em cada freguesia ou união de freguesias do concelho. O objetivo é garantir que o espetáculo possa ser visto pelo maior número de pessoas possível.
Seguindo para Cascais, o programa conta com o maior evento de fim de ano com drones, realizado em Portugal continental. Durante 10 minutos, 300 drones autónomos vão sobrevoar o céu da Baía de Cascais criando uma narrativa visual composta por mensagens de texto e representações de monumentos do concelho. Após o espetáculo de drones, os céus voltam a encher-se de luz e cor com os tradicionais fogos de artifício.
Na margem Sul do Tejo também não faltam opções. Em Almada, a Passagem de Ano é em Cacilhas, junto à Fragata D. Fernando II e Glória. A festa começa às 22h30, com a atuação da cantora portuguesa Áurea, seguida de um espetáculo de fogo de artifício à meia-noite. Já em 2025, a festa continua ao som da DJ Zanova.
No Seixal a chegada de 2025 será cheia de energia e boa disposição com um concerto do cantor Toy. À meia-noite, o céu do Seixal será iluminado por espetáculos de fogo de artifício sincronizados, em todas as freguesias do concelho.
No Montijo, a Passagem de Ano é marcada pelo espetáculo multimédia IN LUMIS, projetado na fachada do Mercado Municipal. Entre as 22h30 e as 03h30, efeitos especiais, vídeo mapping e música dos artistas Soulful João, Carlos Manaça e Midii animam as celebrações. À meia-noite, os fogos de artifício têm lugar na Frente Ribeirinha.
Já na Moita a despedida de 2024 é feita numa tenda panorâmica junto à Marginal com direito a música, fogo de artifício e espumante. A abertura do recinto está prevista para as 22h00 e a festa vai durar até às 03h30.
Em Sesimbra, a Passagem de Ano celebra-se entre a Baía e a Marginal com animação de rua, música e fogo de artifício. O ponto alto será o Réveillon Aquático, com a iluminação dos números “2025” a partir do mar, em frente ao Largo da Marinha.
A última sugestão é Setúbal, que contará com dois palcos para as festividades. No Palco Praia da Saúde – Rockalot, Jorge Nice anima o público, enquanto no Palco Doca dos Pescadores, as atrações são The Gift e o DJ Tó Patronilho. Como não poderia faltar, a meia-noite será marcada por um espetáculo de fogo de artifício.
Por: Sandra M. Pinto