Medida visa garantir uma resposta eficaz ao aumento previsto de emergências durante o inverno.
O Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) pode ser reforçado a partir de hoje com mais 40 ambulâncias de socorro a funcionar em delegações da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), distribuídas por todo o país.
Este reforço faz parte da constituição do Dispositivo Especial de Emergência Pré-hospitalar (DEEPH), operado pela CVP, para garantir uma resposta eficaz ao previsível acréscimo de emergências verificadas no inverno, relacionadas com a gripe e outros vírus respiratórios. Neste âmbito, o INEM vai comparticipar os encargos decorrentes da constituição das Equipas da CVP, no montante diário de 247,05 euros por cada equipa.
Esta medida, prevista em Despacho do Gabinete do Ministro da Defesa Nacional e da Ministra da Saúde, determina que entre 1 de dezembro de 2024 e 28 de fevereiro de 2025, possam ser criadas até 40 Equipas de Emergência Pré-Hospitalar (EEPH) em estruturas da CVP, para reforço do dispositivo de emergência médica e para fazer face ao aumento previsível de ocorrências relacionadas com o inverno.
As Equipas da CVP vão atuar na atividade de emergência pré-hospitalar e nas transferências inter-hospitalares urgentes, muito urgentes ou emergentes, por indicação do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU).
Enquanto entidade responsável pelo SIEM em Portugal continental, compete ao INEM acompanhar e analisar de forma constante as necessidades reais da população e, sempre que necessário, ajustar ou reforçar os meios de emergência para adequar a capacidade do sistema.
Além disso, o INEM reforça a importância de uma utilização responsável do Número Europeu de Emergência – 112, que deve ser utilizado apenas em situações de emergência, para garantir que os recursos estejam disponíveis para quem realmente precisa. Para situações não emergentes, os cidadãos devem contactar o SNS24 através do número 808 24 24 24.