Saiba como proteger-se com estas 10 dicas simples da Direção-Geral da Saúde (DGS) e da Organização Mundial de Saúde (OMS).

1. Vacine-se

A vacina contra a gripe é fortemente recomendada pela Direção-geral da Saúde para pessoas com idades acima dos 65 anos, doentes crónicos e imunodeprimidos a partir dos seis meses, grávidas e profissionais de saúde ou prestadores de cuidados em lares de idosos. Recomenda-se também a pessoas com idades entre os 60 e os 64 anos.

Se é profissional de saúde vacine-se contra a gripe e dê o exemplo. Estes profissionais têm também maior probabilidade de contrair a infeção e de a transmitir aos familiares e doentes a seu cuidado.

palhe-os nas mãos e punhos. Mas lembre-se: o gel não substitui a lavagem das mãos.

5. Promova a etiqueta respiratória

Tenha etiqueta respiratória. Se tossir ou espirrar, tente fazê-lo para um lenço descartável ou para o antebraço. Lave-o de seguida.

6. Faça exercício físico

Faça desporto, porque o exercício físico fortalece o sistema imunitário, colocando o organismo em modo de defesa ativa contra os vírus.

7. Durma bem

A falta de sono destrói o sistema imunitário. Certifique-se que na maioria das noites descansa as recomendadas oito horas de repouso.

8. Evite locais fechados e sobrelotados

Evite locais com muitas pessoas, porque áreas onde ocorrem grandes aglomerações e ambientes fechados são propícios à proliferação de vírus, através do contacto com a respiração e transpiração.

9. Beba água e mantenha o ar húmido

Beba bastante água, porque ajuda a fluidificar as secreções, facilitando a sua eliminação. Por outro lado, hidratar o corpo pode diminuir em até 80% o risco de contágio. Manter as mucosas do nariz, da boca e dos olhos húmidas ativa uma função que funciona como filtro de barreira contra os vírus. Evite locais ou zonas secas.

10. Proteja os outros

No caso de estar infetado com o vírus da gripe, aconselha-se o distanciamento social.

De: https://lifestyle.sapo.pt