Ministério da Saúde anuncia serviço de apoio psicológico, disponível 24 horas por dia, com mais de 100 psicólogos.
O Ministério da Saúde anunciou a criação de uma linha gratuita de prevenção do suicídio e apoio psicológico, que estará disponível a partir de janeiro de 2025. Este serviço funcionará 24 horas por dia, todos os dias do ano e contará com o apoio de mais de 100 psicólogos.
O anúncio foi feito pela Secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, no Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. “Esta linha que estamos agora a criar, que vem do desenvolvimento de uma lei aprovada por unanimidade no início deste ano no Parlamento, irá funcionar 24 horas” por dia, todos os dias do ano, destacou.
A linha terá um número de contacto exclusivo, de quatro dígitos, que será amplamente divulgado antes do seu lançamento.
O novo serviço será o resultado de um grupo de trabalho criado em julho, que envolve elementos da coordenação nacional das políticas de saúde mental, da Secretaria de Estado da Saúde, da Secretaria de Estado da Gestão da Saúde e da SPMS-Serviços Partilhados do Ministério da Saúde. Neste momento o grupo está a desenvolver os aspetos técnicos e científicos necessários para o seu funcionamento.
Ana Povo destacou a importância desta iniciativa, salientando que “o suicídio é uma das principais causas de morte entre jovens em Portugal”, sendo fundamental criar mecanismos de apoio que possam prevenir e reduzir a sua incidência.
Até à implementação da nova linha, as pessoas podem continuar a recorrer à linha SNS 24 (808 24 24 24), que disponibiliza apoio psicológico.