Se estiver com um problema de saúde não emergente, como os abaixo indicados, ligue para o SNS 24.
Deve ligar para o SNS 24 – 808 24 24 24 – perante um problema de saúde não emergente. O SNS 24 através do Serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento é responsável por avaliar e orientar os cidadãos em situação de doença aguda.
O que é um problema de saúde não emergente?
- Dor ligeira ou moderada
- Febre
- Alteração da pressão arterial
- Comichão
- Tosse persistente
- Choro persistente da criança
- Diarreia
- Náuseas ou vómito alimentar
O Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde – SNS 24 através do Serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento é responsável por avaliar e orientar os cidadãos perante um problema de saúde não emergente (por exemplo tosse, febre). Ou seja, através do contacto telefónico é feita a triagem de acordo com a situação clínica e o respetivo encaminhamento para o nível de cuidados adequado– autocuidados, cuidados de saúde primários, serviços de urgência, INEM ou Centro de Informação Antivenenos.
A atividade do SNS 24 articula-se diariamente com a do INEM. Existe, a possibilidade de transferência de chamadas entres as duas entidades no decorrer da atividade dos serviços.
O que devo ter comigo quando ligo para o SNS 24?
No momento do contacto com o SNS 24 tenha consigo os dados de identificação tais como:
- nº de utente SNS
- nome
- data de nascimento
Se não é o próprio a contactar, esteja junto do utente no momento da chamada e tenha consigo os dados de identificação do mesmo.
Qual a diferença entre o INEM e o SNS 24?
O INEM garante a prestação de cuidados de emergência médica a vítimas de acidente ou de doença súbita. Enquanto o SNS 24, como serviço telefónico e digital, garante a Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento em problemas de saúde não emergentes. A atividade do INEM e do SNS 24 está integrada na rede de prestação de cuidados do Serviço Nacional de Saúde.
É importante uma boa utilização das linhas telefónicas por parte do cidadão?
Sim. É muito importante reforçar a boa utilização destes serviços pelo cidadão, uma vez que o uso desadequado pode atrasar respostas críticas no tempo e ocupar recursos de forma errada. Por isso, é essencial perceber o propósito das duas linhas telefónicas e em que situações as deve utilizar.
Quando devo ligar para o INEM?
Deve ligar para a linha 112 perante uma situação grave ou de risco de vida. Sendo uma chamada de emergência média, a mesma é transferida para o INEM.