Nova frota vai reforçar a capacidade de resposta na prestação de cuidados de saúde de proximidade, apoio domiciliário e intervenções comunitárias junto da população.

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve iniciou no final de julho a entrega de 81 viaturas elétricas, adquiridas através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Estas viaturas destinam-se a equipas dos Cuidados de Saúde Primários e Cuidados Continuados Integrados dos Centros de Saúde da região, visando reforçar a prestação de cuidados de saúde de proximidade, apoio domiciliário e intervenções comunitárias.

A entrega das viaturas, juntamente com os respetivos postos de carregamento elétrico (wallbox), está a ser feita de forma faseada nos Centros de Saúde dos 16 concelhos do Algarve, com previsão de conclusão em setembro. Esta iniciativa vai permitir uma melhor mobilidade dos profissionais de saúde, melhorando significativamente a resposta das equipas multidisciplinares, especialmente em áreas como os Cuidados Paliativos e Cuidados Continuados Integrados.

Paulo Morgado, Presidente do Conselho Diretivo da ARS Algarve, sublinhou que esta é a primeira frota elétrica adquirida pela instituição, destacando a importância de oferecer melhores condições de trabalho aos profissionais, ao mesmo tempo que se aposta na mobilidade sustentável e na melhoria dos serviços de saúde primários na região.

A aquisição das viaturas, que inclui 39 do modelo BYD ATTO 3 e 42 dos modelos Peugeot e-Rifter e Citroën ë-Berlingo, representa um investimento total de cerca de 2.370.000,00€, financiado pelo PRR para a modernização e crescimento sustentável no âmbito da Reforma dos Cuidados de Saúde Primários e do alargamento da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados.

De: https://www.sns.gov.pt