Projeto inovador proporciona um momento de alegria e paz para a doente e sua família.

No passado dia 12 de julho, a Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos (ECSCP) da Unidade Local de Saúde (ULS) da Lezíria, em articulação com o projeto “Ambulância Mágica” da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), realizou o sonho de uma utente de visitar o Santuário de Fátima. Esta iniciativa visa melhorar o bem-estar integral de doentes crónicos, progressivos, graves e incuráveis, que se encontram em situação de dependência.

A ECSCP da ULS da Lezíria presta cuidados no domicílio e reconhece a importância de abordar todas as dimensões do doente – física, psicológica, social e espiritual no tratamento paliativo. Ao acompanhar uma utente, a equipa identificou que a fé desempenhava um papel crucial na sua forma de enfrentar a doença. Desejando visitar o Santuário de Fátima, a equipa viabilizou a visita através do projeto “Ambulância Mágica”, que realiza desejos de final de vida para pacientes em cuidados paliativos.

O projeto “Ambulância Mágica” é uma iniciativa premiada e inovadora em Cuidados Paliativos, proporcionando estabilidade durante as deslocações e apoio de uma equipa técnica especializada. Atualmente, o projeto depende exclusivamente de donativos, sendo cada contribuição vital para concretizar sonhos de doentes em fases terminais.

“A visita ao Santuário de Fátima trouxe imensa alegria e paz à utente, que até desejou prolongar a estadia, aproveitando para saborear um gelado num dia de muito calor. Foi um momento igualmente reconfortante para a sua família, que teve a oportunidade de acompanhar esta experiência”, relatou Catarina Esparteiro, médica coordenadora da ECSCP, salientando que “para a ECSCP da ULS da Lezíria foi gratificante promover e presenciar a felicidade que esta experiência proporcionou à utente e família”.

A ECSCP da ULS da Lezíria desempenha um papel crucial na melhoria da qualidade de vida, redução do sofrimento e manutenção da dignidade dos doentes até o final da vida, tentando sempre que possível, proporcionar um ambiente de paz e serenidade aos doentes e às suas famílias.

De: https://www.sns.gov.pt