É verdade, o verão chegou tarde, mas veio em força. Aproxima-se uma vaga de calor que promete deixar-nos KO, a não ser que esteja de férias, a sentir a brisa do mar ou a refrescar-se numa bela piscina. Mas há um momento e lugar que é comum a todos e revela ser o maior adversário do sono: a hora de dormir num quarto quente, com quase 30 graus lá fora.
Para aquelas noites em que damos voltas e voltas na cama sem saber o que fazer para adormecer, trazemos-lhe algumas dicas muito simples que podem ajudar o corpo e a mente a vencer o calor:
1 – Invista em pijamas de tecido respirável, como por exemplo algodão e linho, para garantir que esteja a dormir o mais fresca possível.
2 – Experimente tomar um banho frio antes de dormir, pois irá ajudar a diminuir a temperatura do corpo. Caso não seja fã de banhos gelados, tente com água morna.
3 – Não querendo trazer problemas às relações, dormir sozinho ajuda bastante a ter um sono mais fresco. O calor corporal extra dos nossos parceiros pode dificultar o sono. Assim, pode esticar-se, ajudando o corpo a escapar do calor.
4 – O colchão onde dormimos pode afetar a temperatura do nosso corpo. O ideal é procurar colchões que sejam respiráveis e garantam um sono confortável e fresco durante toda a noite.
5 – Tenha na sua mesinha de cabeceira produtos que possam aliviar picos de calor de forma instantânea, como por exemplo sprays de corpo refrescantes e cremes em gel que proporcionem sensação de leveza e frescura.
6 – Em dias de muito calor, lembre-se de manter as janelas e as cortinas fechadas. Verá, que quando chegar a casa no final do dia, os quartos estarão mais frescos.
7 – Se apostar num ventilador, tenha em atenção que este não seja muito ruidoso, uma vez que o barulho não é favorável para uma boa noite de sono. O ideal é ser o mais silencioso possível.