ULS de Matosinhos lançou um novo projeto de literacia em Saúde, disponível em formato podcast e vídeocast.
A Unidade Local de Saúde (ULS) de Matosinhos lançou um inovador projeto de literacia em Saúde intitulado “Mais Conversa, Melhor Saúde”. Este projeto, disponível em formato podcast e vídeocast, visa informar sobre algumas das doenças mais prevalentes e incentivar à prevenção e promoção da saúde. A iniciativa começou a ser divulgada esta semana através das redes sociais institucionais e está acessível no YouTube, Spotify e no site institucional.
Trata-se de um projeto de literacia em Saúde que pretende informar sobre algumas das doenças mais prevalentes, incentivando à prevenção e à promoção da saúde. Fora do consultório, sem bata ou estetoscópio, a conversa acontece à volta de um microfone, que fará chegar a mensagem a todos, e em qualquer ponto do país, acompanhada de um vídeo.
“Quero deixar de fumar. E agora?” é o tema do primeiro podcast, seguindo-se mais sete sobre diferentes temas, como “A Tuberculose – desmistificar conceitos”, “Conversa sobre cuidados paliativos”, “Obesidade – de que falamos?”, “Mitos e Realidades do pós-parto”, entre outros.
Médica e coordenadora da Unidade de Imunoalergologia, Cristina Lopes, a sua autora, acredita que “este projeto de literacia em Saúde, que pretende informar sobre algumas das doenças mais prevalentes, incentivando à prevenção e à promoção da saúde, será uma mais-valia na comunicação com utentes da ULS de Matosinhos, mas não só, pois trata-se de um formato facilmente acessível e disponível em qualquer ponto do país”.
Este projeto faz parte das comemorações dos 25 anos da ULS de Matosinhos, uma instituição pioneira na integração de cuidados primários e hospitalares. Conta também com o apoio da empresa Shake It, que tornou possível a sua concretização.