Ministra da Saúde lança o desafio para a formação de mais enfermeiros especialistas.

“O país precisa de mais enfermeiros especialistas e, de modo particular, especialistas em enfermagem de saúde materna e obstétrica, de modo a garantirmos que as crianças nasçam em segurança”, afirmou ontem a Ministra da Saúde na sessão comemorativa dos 128 anos da Escola Superior de Enfermagem do Porto, sublinhando que “no Plano de Emergência da Saúde, o Governo volta a colocá-los num lugar de destaque no acompanhamento da gravidez e do parto”.

Nesta sessão comemorativa, ficou o compromisso: “Tudo faremos para que o enfermeiro de família seja uma realidade nos nossos cuidados primários”.

A Ministra da Saúde realçou o trabalho desenvolvido também pela instituição na área da investigação. A Escola Superior de Enfermagem do Porto “tem sido um parceiro importante no ensino pós-graduado em enfermagem no desenvolvimento de competências especializadas em enfermagem médico-cirúrgica, reabilitação, pediatria, saúde comunitária, saúde mental, e saúde materna e obstétrica”, sublinhou.

Na sua intervenção, houve ainda oportunidade para reconhecer o papel dos enfermeiros no trabalho desenvolvido pela Rede de Cuidados Continuados Integrados. A Ministra da Saúde revelou que nas próximas duas semanas será nomeado o enfermeiro coordenador para a Rede de Cuidados Continuados Integrados. “É mais do que obrigação nossa, neste momento, conseguirmos com todos vós fazer a diferença para aqueles que são cada vez mais e que precisam de cuidados continuados integrados, seja de curta, de média ou de longa duração”, sublinhou Ana Paula Martins.

De: https://www.sns.gov.pt