Secretário de Estado da Saúde encerrou apresentação do Livro Branco das Farmácias
O Secretário de Estado da Saúde destacou esta segunda-feira, 20 de novembro, o capital de confiança e a relação virtuosa entre os portugueses e as farmácias, sublinhando a sua “centralidade” no sistema de saúde português. “Nas farmácias temos encontrado uma aliança muito virtuosa entre a disponibilidade dos farmacêuticos para prestarem mais serviços às pessoas e sabermos que esses mesmos serviços são desejados pelas pessoas”, afirmou Ricardo Mestre, na apresentação do Livro Branco das Farmácias Portuguesas, uma iniciativa da Associação Nacional das Farmácias.
Na conferência, que teve lugar na Assembleia da República, o governante defendeu que as 50 propostas agora apresentadas são um roteiro para o futuro. “Muitas ideias podem e devem ser integradas no nosso sistema de saúde, sobretudo quando se trata de garantir mais acesso às pessoas, mais proximidade e menos burocracia”, disse, realçando que já há novos serviços a ser oferecidos à população, além de, pela primeira vez, a campanha de vacinação sazonal contar com 2500 farmácias participantes.
“Iniciámos o processo de renovação das receitas para as doenças crónicas nas farmácias. É uma medida simples, mas de grande alcance. É boa para as pessoas, que têm a sua vida facilitada. É boa para os profissionais do SNS, que ficam dispensados de uma tarefa repetitiva”, afirmou o governante.
“Vamos concretizar a distribuição em proximidade, nas farmácias e nos centros de saúde, dos medicamentos que os doentes têm de levantar nas farmácias hospitalares. Temos trabalhado muito nesse processo e seria muito negativo para as pessoas que não levássemos até ao fim esta reforma”, garantiu ainda, sublinhando que 2024 será um ano de reorganização do SNS com a generalização das Unidades de Saúde Familiar do tipo B (USF-B) e das Unidades Locais de Saúde (ULS). “Queremos continuar o caminho que coloca as pessoas no centro, com todas as profissões a colaborarem para este desígnio maior”, concluiu Ricardo Mestre.