PRR aplica 300 milhões de euros na digitalização da saúde para simplificar a vida das pessoas.
“Estamos a apostar na digitalização dos serviços de saúde para agilizar processos e simplificar a vida das pessoas”, afirmou Ricardo Mestre, no dia 25 de setembro, em Lisboa, na conferência “Utilização de Dados em Saúde”, organizada no âmbito das comemorações dos 30 anos do Infarmed.
Para o Secretário de Estado da Saúde, “as receitas médicas eletrónicas, os exames digitais, a auto declaração de doença para baixas médicas até 3 dias, a renovação de receituário crónico nas farmácias comunitárias”, são exemplos concretos do potencial da saúde digital, que “melhora a vida das populações e a eficiência do sistema de saúde”.
No dia em que se iniciou a aplicação do desconto imediato nos medicamentos para os beneficiários do Completo Solidário para Idosos, Ricardo Mestre reforçou que Portugal está “totalmente comprometido” com a Transição Digital na Saúde. “Este movimento é instrumental para responder às crescentes necessidades em saúde da nossa população e para assegurar o acesso, a qualidade e a sustentabilidade do nosso sistema de saúde”, disse.
Neste contexto, o Secretário de Estado fez referência ao Plano de Recuperação e Resiliência, para salientar que “os 300 milhões de euros destinados à Transição Digital são uma oportunidade única para acelerar a modernização do sistema público de saúde”.
Ricardo Mestre afirmou ainda que “Portugal está inteiramente comprometido” com a agenda dos Dados em Saúde, no âmbito do Espaço Europeu de Dados em Saúde. “Queremos assumir a liderança da inteligência artificial e da medicina personalizada a nível europeu”, concluiu.
De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2023/09/28/dados-em-saude/