Serviço de PMA do CHUCB serve toda a Beira Interior.
O Ministro da Saúde visitou esta segunda-feira, 24 de julho, o Hospital Pêro da Covilhã, integrado no Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira. Os Serviços de Imunohemoterapia e de Procriação Medicamente Assistida (PMA) estiveram no centro da visita, como exemplo de valências de excelência asseguradas pelo Serviço Nacional de Saúde na Beira Interior.
O serviço de Imunohemoterapia realiza atividade clínica e de investigação na área do sangue, sendo uma das especialidades médicas com mais ensaios clínicos a decorrer na Covilhã. Já o serviço de PMA serve toda a Beira Interior, não tendo atualmente lista de espera. Em 2022 foram realizados no hospital uma centena de ciclos de tratamento, que permitiram o nascimento de cerca de 30 bebés.
O Ministro da Saúde sublinhou que a capacidade de resposta em PMA do hospital pode e deve ser aproveitada no contexto do funcionamento em rede do SNS. Durante a visita, o governante anunciou ainda que a cardiologia vai também ser reforçada, tendo já sido autorizada a aquisição de um aparelho de angiografia, que vai permitir que o hospital passe a ter capacidade para realizar cateterismos, nomeadamente em situações de enfarte do miocárdio. Atualmente os doentes têm de ser transferidos para Viseu, Coimbra ou Lisboa. O equipamento deverá ficar operacional no início de 2024 e fazia parte do plano de investimentos da unidade para o período 2016-2030.
“É preciso adquirir o novo aparelho e formar os profissionais de forma adequada, mas esta é uma decisão que está tomada e vem completar a rede nacional de salas de angiografia”, vincou Manuel Pizarro, salientando que só este ano já foram autorizados três equipamentos de angiografia cardíaca – além da Covilhã, a cardiologia vai reforçada em Guimarães e Aveiro.
“Este é um sistema que vai servir toda a Beira Interior, colocando um serviço de angiografia qualificado muito mais próximo das pessoas que dele podem necessitar”, acrescentou o governante, realçando que “a sofisticação deste serviço num hospital como o da Covilhã facilita a atração de jovens profissionais”.
O Ministro da Saúde visitou ainda a Faculdade de Ciências da Saúde da Beira Interior, com uma forte aposta na simulação clínica. Um dos projetos em cima da mesa passa por ampliar a faculdade, com ligação ao hospital.
De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2023/07/25/ministro-da-saude-visita-hospital-pero-da-covilha/