Centro de Contacto do SNS lançou três serviços no dia em que celebrou o sexto aniversário.
O Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde (SNS 24) comemorou esta segunda-feira, dia 24 de julho, o sexto aniversário de atividade e reforçou o seu catálogo de serviços digitais.
A partir desta data, o SNS 24 disponibiliza novos serviços por meios digitais, que incluem: o cartão dador de sangue, com consulta do histórico das dádivas de sangue, por data e estado, e ainda o número nacional de dador e o tipo sanguíneo; a consulta da bula (folheto informativo) dos medicamentos prescritos ao utente e que já lhe foram dispensados; e o registo da disponibilidade e autorização para realizar teleconsultas com profissionais de saúde em unidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
São três serviços lançados na app SNS 24 e, para se aceder a estes novos serviços, a app deve ser atualizada.
Com cerca de 24 milhões de chamadas atendidas em 6 anos, o SNS 24 é hoje mais do que uma linha telefónica, permitindo um acesso omnicanal ao universo do SNS, com cerca de 9 milhões de downloads da app e mais de 65 milhões de visitas no portal.
Consultar receitas médicas, o boletim de vacinas, obter várias declarações ou realizar uma teleconsulta são alguns dos serviços disponíveis quer na app, quer no portal SNS 24.
A estes serviços, juntou-se, em 2022, a disponibilização da agenda de saúde e os resultados de exames, já com 61 milhões consultados. Já em abril deste ano passou a ser possível obter a autodeclaração de doença, através da app, do portal e da linha 808242424.
Acesso omnicanal: evolução da linha telefónica, do digital e presencial
A linha telefónica teve o maior número de atendimentos de sempre em 2022, com mais de 9 milhões de chamadas.
Já a Linha de Aconselhamento Psicológico (LAP) veio dar uma resposta de proximidade em saúde mental. Prestou apoio a mais de 233 mil pessoas, das quais mais de 16 mil profissionais de saúde. Desde abril de 2022, o serviço passou a estar disponível também em língua inglesa.
No portal, lançado em 2019, encontra-se inserida a plataforma de atendimento por videochamada destinada aos cidadãos surdos, cujo atendimento é feito por um intérprete de Língua Gestual Portuguesa, que faz a mediação com o enfermeiro do SNS 24. Atendeu perto de 5 mil pessoas surdas.
O Balcão SNS 24, por seu turno, presta apoio presencial assistido aos serviços digitais e às teleconsultas do SNS nos mais de 380 espaços localizados em juntas de freguesia, câmaras municipais, estabelecimentos prisionais e estabelecimentos residenciais.
Maior catálogo de serviços, melhor capacidade de resposta
A Linha Saúde 24 mudou de nome para SNS 24 em 2017, marcando o início do processo de transformação digital com o Centro de Contacto do SNS. Gerido pela SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, foi a primeira linha de apoio durante a pandemia, para quem procurou ajuda clínica. Já este ano foi criada, e integrada na SPMS, a Unidade Central de Prestação de Cuidados de TeleSaúde (UCeT), estrutura que veio melhorar a coordenação de respostas de saúde à distância, nomeadamente a pessoas mais vulneráveis, através dos canais do SNS 24.
Responsável pelo Serviço de Triagem, Acompanhamento e Encaminhamento (TAE) e por um conjunto de serviços informativos e administrativos que reforçam a proximidade, o SNS 24 está disponível 7 dias por semana, 24 horas por dia. Os profissionais são maioritariamente enfermeiros, mas também psicólogos, farmacêuticos, administrativos, médicos-dentistas e intérpretes de Língua Gestual Portuguesa.
De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2023/07/25/sns-24-comemora-6-anos/