Coordenadores visitam obras de oito hospitais da Região Norte
O Coordenador Nacional de Políticas de Saúde Mental, Miguel Xavier, acompanhado pelos Coordenadores Regionais do Norte de Psiquiatria e de Psiquiatria de Infância e Adolescência, Pedro Morgado e Otília Queirós, visitaram oito hospitais da Região Norte entre os dias 10 e 11 de julho.
Estas unidades têm em execução várias intervenções, nomeadamente em termos estruturais, com recurso a financiamento no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a Saúde Mental.
As visitas tiveram início no Hospital de Santa Luzia (Unidade Local de Saúde do Alto Minho), em Viana do Castelo, e no Hospital de Braga. Ambos os hospitais têm autorização de contratação de recursos humanos para a constituição de Equipas Comunitárias de Saúde Mental de Psiquiatria e de Psiquiatria de Infância e Adolescência, bem como para a aquisição da respetiva viatura que apoia este serviço.
De seguida, as visitas prosseguiram no Hospital da Senhora da Oliveira, em Guimarães, onde visitaram, dentro da cerca do hospital, a excelente transformação de um pequeno núcleo de casas rústicas em granito e de um espigueiro, que vão constituir o novo espaço de ambulatório da Psiquiatria e da Psiquiatria de Infância e Adolescência.
Os coordenadores seguiram para o Hospital de Santo Tirso, integrado no Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA), onde está concluído o novo internamento do Serviço Local de Saúde Mental (financiamento Norte 2020) – intervenção crucial para dar resposta aos doentes da área com necessidade de internamento. Depois da sua abertura, os doentes deixarão de ser internados longe da sua comunidade, no Hospital Magalhães de Lemos, promovendo-se uma resposta em proximidade. O CHMA tem também um financiamento PRR para a reabilitação do ambulatório de Psiquiatria de Infância e Adolescência no Hospital de Famalicão.
O segundo dia de visitas começou com uma reunião no Hospital Padre Américo, em Penafiel (Centro Hospitalar Tâmega e Sousa), que foi o primeiro hospital a criar e implementar uma Equipa Comunitária de Saúde Mental para a infância e adolescência, localizada em Lousada, e que vai iniciar uma intervenção no internamento, no sentido de aumentar o número de camas disponível.
Seguiu-se o Hospital de São João (Centro Hospitalar Universitário de São João), onde foram analisados os próximos projetos na área da Psiquiatria. De tarde, reuniram no Hospital de São Sebastião (Centro Hospitalar entre o Douro e Vouga) que tem inscritas no PRR verbas para a criação de uma Equipa Comunitária de Saúde Mental para a infância e adolescência e para a construção de um novo edifício para o Departamento de Saúde Mental, onde funcionará o internamento, mas também as consultas e áreas de dia para a Psiquiatria e Psiquiatria de Infância e Adolescência.
Por fim, visitaram o Hospital Eduardo Santos Silva (Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho), que tem, já em fase avançada, a requalificação e alargamento do internamento do Serviço de Psiquiatria.
De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2023/07/19/investimento-em-saude-mental-2/