A Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional pretende ser referencial de atuação para “um sistema alimentar sustentável”. Integra um diagnóstico da segurança alimentar e nutricional.
O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira a Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (ENSAN), que pretende ser um referencial de atuação integrada para “um sistema alimentar sustentável e saudável“.
A ENSAN resulta do “processo aberto e participado realizado no âmbito do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional”, lê-se no comunicado do Conselho de Ministros divulgado no final da reunião realizada esta quinta-feira.
A estratégia integra um diagnóstico da segurança alimentar e nutricional, uma análise da evolução das tendências da produção e do consumo, assim como um levantamento das diversas iniciativas e estratégias que se cruzam com os seus objetivos, acrescenta o comunicado.
“O objetivo é garantir uma atuação integrada que permita uma transição para sistemas alimentares e nutricionais sustentáveis, saudáveis, inclusivos e resilientes”, explica o comunicado.