A Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Organização Mundial de Saúde (OMS), em estreita articulação com o Instituto Superior Técnico de Lisboa, estão a desenvolver um guia de boas práticas de Planeamento Urbano para a promoção da saúde da população. Este manual tem como principal objetivo contribuir para que o planeamento urbano em Portugal contemple aspetos relacionados com a saúde, nomeadamente a coesão social, estilos de vida saudável, acessibilidade, segurança, qualidade do ar, dos solos e da água, assim como dos recursos naturais.
O desenvolvimento deste projeto surge como resposta às preocupações com o aumento da prevalência da obesidade em Portugal, estimando-se que mais de 50% da população adulta tenha excesso de peso. No Dia Nacional de Luta contra a Obesidade, que se comemora amanhã (dia 23 de maio), a DGS sublinha a relevância deste guia de boas práticas que levará ao desenvolvimento de novas abordagens estratégicas no âmbito do planeamento urbano.
Também a OMS está preocupada com aquela que considera já a “epidemia” da Obesidade na Europa nos próximos 15 anos. Segundo dados internacionais, em 2014, mais de 1,9 mil milhões de adultos em todo o mundo tinha excesso de peso, dos quais 600 milhões eram obesos.
Dia Nacional assinala-se em 23 de maio e visa sensibilizar a população.
Celebra-se hoje o Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade que visa sensibilizar a população para o problema da obesidade e das doenças associadas, bem como das consequências para a saúde.
A efeméride, assinalada no penúltimo sábado do mês de maio, tem também como objetivos promover a prática de exercício físico para prevenir o aumento da obesidade e incentivar a adoção de hábitos alimentares saudáveis.
De: https://www.dgs.pt/em-destaque/dia-nacional-da-luta-contra-a-obesidade-23-de-maio-.aspx
De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2020/05/23/luta-contra-a-obesidade-2/