Os cursos oferecidos pela MedicisForma estão disponíveis, através da plataforma Microsoft Teams, com formadores autorizados e com longos anos de experiência na área da formação e operacional.

Concebido especialmente para os nossos clientes, preparamos o curso de Princípios Gerais de Segurança e Saúde no Trabalho, totalmente online através da plataforma Moodle. Os formandos, podem estudar em qualquer lugar, hora e conforme a sua disponibilidade, utilizando como recurso o Computador, Tablet e até mesmo o Smartphone, no final recebem um certificado de formação reconhecido pela DGERT.

Para saber mais sobre os nossos cursos, consulte as fichas de curso aqui .

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    Segurança e Saúde no Trabalho

    Segurança Alimentar

    Nutrição

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    Contactos e Horários

    PLANO DE FORMAÇÃO

    GERAL

    Rua Castilho, 75, 5º Dto
    1250-068 Lisboa

    LISBOA

    Rua Castilho, 75, 5º Dto
    1250-068 Lisboa

    PORTO

    Rua Fernandes Tomás, 424, 1º
    4000-210 Porto

    Catálogo de Cursos

    Princípios Gerais de Segurança e Saúde no Trabalho E-Learning

    Dotar os formandos dos conhecimentos e técnicas necessárias relativas aos procedimentos a adoptar em situações de risco e sua prevenção no desempenho das funções no local de trabalho.

    No final do curso o formando deverá ser capaz de:

    • Saber reconhecer a legislação aplicável a Segurança e Saúde no Trabalho.
    • Saber reconhecer/identificar os fatores de risco inerentes a Função/ Posto de Trabalho.
    • Reconhecer a sinalização de Segurança e saber reagir em situações de Perigo.
    • Importância dos Primeiros Socorros.

    Todos os profissionais que pretendam aperfeiçoar os seus conhecimentos ao nível da Segurança e Saúde no Trabalho.

    Regime à distância, sendo obrigatória a frequência de 100% da carga horária.

    • Módulo 1: Introdução a Segurança e Saúde no Trabalho.
    • Módulo 2: Fatores de Risco.
    • Módulo 3: Equipamentos de Proteção Individual.
    • Módulo 4: Sinalização de Segurança.
    • Módulo 5: Primeiros Socorros.

    4 horas.

    • Método expositivo, centralizado na transmissão oral dos conteúdos.
    • Método Ativo.
    • Estudo de Casos.
    • Método demonstrativo, centralizado na explicação e demonstração de procedimentos seguida da realização de exercícios práticos.

    Formativa, realizada ao longo da ação e em todas as situações de aprendizagem.

    Sumativa, realizada no final da ação através da aplicação de um teste escrito.

    • Computador com acesso à internet.
    • Microsoft Teams/ Zoom

    Princípios Gerais de Segurança e Saúde no Trabalho no âmbito da COVID19

    Dotar os formandos de conhecimentos e técnicas aplicar tendo em conta os princípios de Segurança e Saúde no Trabalho no sentido da prevenção e Proteção de Riscos Biológicos, nomeadamente o SARS- CoV2(COVIS19). Definir a importância do plano de contingência no contexto da infeção SARS- CoV2(COVIS19).

    No final do curso o formando deverá ser capaz de:

    • Saber reconhecer a legislação de referência Aplicável.
    • Saber reconhecer/identificar os Riscos Profissionais COVID 19.
    • Plano de Contingência – COVID19.

    Todos os profissionais que pretendam aperfeiçoar os seus conhecimentos ao nível da Segurança e Saúde no Trabalho- COVID19.

    Regime à distância, sendo obrigatória a frequência de 100% da carga horária.

    • Módulo 1 Introdução a Segurança e Saúde no Trabalho.
    • Módulo 2: Obrigações Gerais do Empregador e do Trabalhador.
    • Módulo 3: Acidentes de Trabalho e doenças profissionais.
    • Módulo 4: Riscos Profissionais – COVID19.
    • Módulo 5: Riscos Biológicos.
    • Módulo 6: Plano de Contingência- COVID19.

    4 horas.

    • Método expositivo, centralizado na transmissão oral dos conteúdos.
    • Método Ativo.
    • Estudo de Casos.
    • Método demonstrativo, centralizado na explicação e demonstração de procedimentos seguida da realização de exercícios práticos.

    Formativa, realizada ao longo da ação e em todas as situações de aprendizagem.

    Sumativa, realizada no final da ação através da aplicação de um teste escrito.

    • Computador com acesso à internet.
    • Microsoft Teams/ Zoom

    Segurança e Saúde no Trabalho – Construção Civil

    Dotar os Formados para o cumprimento das principais regras da Segurança e Saúde no Trabalho na Construção Civil.

    No final do curso o formando deverá ser capaz de:

    • Conhecer os Principais conceitos de Segurança e Saúde no Trabalho.
    • Conhecer a Sinalização de Segurança.
    • Conhecer a importância do Uso de Equipamentos de Proteção Coletiva e Individual.
    • Distinguir perigos e riscos.
    • Cumprir as normas de proteção e prevenção previstas para o Trabalhador.

    Todos os profissionais que pretendam aperfeiçoar os seus conhecimentos ao nível da Segurança e Saúde no Trabalho ao nível da Construção Civil.

    Regime à distância, sendo obrigatória a frequência de 100% da carga horária.

    • Módulo 1: Introdução a Segurança e Saúde no Trabalho.
    • Módulo 2: Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva.
    • Módulo 4: Sinalização de Segurança.
    • Módulo 5: Distinção entre Riscos e Perigos.
    • Módulo 6: Exercícios Práticos.

    4 horas.

    • Método expositivo, centralizado na transmissão oral dos conteúdos.
    • Método Ativo.
    • Estudo de Casos.
    • Método demonstrativo, centralizado na explicação e demonstração de procedimentos seguida da realização de exercícios práticos.

    Formativa, realizada ao longo da ação e em todas as situações de aprendizagem.

    Sumativa, realizada no final da ação através da aplicação de um teste escrito.

    • Computador com acesso à internet.
    • Microsoft Teams/ Zoom

    Medidas de Auto-Proteção

    Dotar o Formandos de conhecimentos que lhe permitam agir preventivamente em relação à sua segurança e da equipa com a qual trabalha, no que respeita à segurança contra incêndio em edifícios.

    No final do curso o formando deverá ser capaz de:

    • Conhecer o enquadramento legal e normativo em termos de medidas de autoproteção.
    • Compreender o desenvolvimento de um incêndio nas suas diversas fases e os riscos associados.
    • Identificar os meios de segurança instalados nos edifícios.
    • Conhecer as responsabilidades / obrigações de cada elemento da equipa de segurança.

    Responsáveis e Delegados de Segurança, Elementos das equipas de segurança, Técnicos e Consultores de Segurança, Ambiente e Qualidade, Projetistas de Segurança Contra Incêndios, Técnicos de Fiscalização de Obra, Gestores de Edifícios e outros profissionais do setor de segurança.

    Regime à distância, sendo obrigatória a frequência de 100% da carga horária.

    • Módulo 1: Enquadramento Legal SCIE.
    • Módulo 2: Avaliação de Risco de um incêndio.
    • Módulo 3: Conhecer a responsabilidade dos elementos da Equipa.
    • Módulo 5: Exercícios Práticos.

    4 horas.

    • Método expositivo, centralizado na transmissão oral dos conteúdos.
    • Método Ativo.
    • Estudo de Casos.
    • Método demonstrativo, centralizado na explicação e demonstração de procedimentos seguida da realização de exercícios práticos.

    Formativa, realizada ao longo da ação e em todas as situações de aprendizagem.

    Sumativa, realizada no final da ação através da aplicação de um teste escrito.

    • Computador com acesso à internet.
    • Microsoft Teams/ Zoom

    Segurança e Saúde no Trabalho – Trabalhos em Altura

    Dotar os formandos dos conhecimentos e técnicas necessárias relativas aos procedimentos a adoptar na execução de trabalhos em altura.

    No final do curso o formando deverá ser capaz de:

    • Realizar tarefas diversas com recurso a equipamentos de trabalho em altura.
    • Conhecer os mecanismos de controlo, avaliação e cumprimento das obrigações legais em trabalhos em altura.

    Este curso destina-se a todos os trabalhadores envolvidos ou que venham a envolver-se na execução de trabalhos em altura. Também podem frequentar outros indivíduos que tenham interesse pela temática.

    Regime à distância, sendo obrigatória a frequência de 100% da carga horária.

    • Módulo 1: Definição e Enquadramento Legal.
    • Módulo 2: Riscos Associados aos Trabalhos em Altura e seus Trabalhadores.
    • Módulo 3: Normas e Procedimentos de Segurança.
    • Módulo 4: Proteção Individual e Coletiva.
    • Módulo 5: Avaliação de Riscos.

    4 horas.

    • Método expositivo, centralizado na transmissão oral dos conteúdos.
    • Método Ativo.
    • Estudo de Casos.
    • Método demonstrativo, centralizado na explicação e demonstração de procedimentos seguida da realização de exercícios práticos.

    Formativa, realizada ao longo da ação e em todas as situações de aprendizagem.

    Sumativa, realizada no final da ação através da aplicação de um teste escrito.

    • Computador com acesso à internet.
    • Microsoft Teams/ Zoom

    Combate a Incêndios – Princípios Gerais

    Dotar o formando de conhecimentos e práticas necessárias para identificar os Locais de maior Risco de Incêndio; compreender os fenómenos de combustão, através da identificação do tipo e classes de fogo, da seleção dos agentes e processos de extinção, bem como para conhecer as práticas seguras a adotar durante a utilização dos extintores.

    No final do curso o formando deverá ser capaz de:

    • Identificar as técnicas de Utilização de Extintores, usando os conceitos e procedimentos definidos, em caso de sinistro.
    • Identificar os conceitos e objetivos inerentes á Utilização de Extintores, usando os procedimentos corretos, em vigor no âmbito do Combate a Incêndios.

    Todos os profissionais que pretendam aperfeiçoar os seus conhecimentos ao nível do Combate a Incêndios.

    Regime à distância, sendo obrigatória a frequência de 100% da carga horária.

    • Módulo 1: Enquadramento Legal.
    • Módulo 2: Inicio e Propagação do Fogo.
    • Módulo 3: Aspetos gerais de Propagação.
    • Módulo 4: Métodos de Exposição.
    • Módulo 5: Agentes de Extintores.
    • Módulo 6: Classificação de Extintores.
    • Módulo 7: Características de Extintores.
    • Módulo 8 Casos práticos.

    4 horas.

    • Método expositivo, centralizado na transmissão oral dos conteúdos.
    • Método Ativo.
    • Estudo de Casos.
    • Método demonstrativo, centralizado na explicação e demonstração de procedimentos seguida da realização de exercícios práticos.

    Formativa, realizada ao longo da ação e em todas as situações de aprendizagem.

    Sumativa, realizada no final da ação através da aplicação de um teste escrito.

    • Computador com acesso à internet.
    • Microsoft Teams/ Zoom

    Emergência e Evacuação – Princípios Gerais

    Dotar os formandos dos conhecimentos e técnicas necessárias para a implementação dos procedimentos a adotar em casos de emergência, nomeadamente de evacuação. O Formado deve ser capaz de atuar em caso de emergência, de forma coordenada, garantindo a salvaguarda dos colaboradores, utentes e bens da empresa.

    No final do curso o formando deverá ser capaz de:

    • Ser capaz de implementar um processo de Evacuação em segurança, utilizando as técnicas e procedimentos passados na formação e nos Procedimentos de Emergência.
    • Aplicar os conceitos de Evacuação no desempenho de uma eventual Gestão de Emergência, de acordo com o postulado nos Procedimentos internos da empresa.

    Todos os profissionais que pretendam aperfeiçoar os seus conhecimentos ao nível da Emergência e Evacuação.

    Regime à distância, sendo obrigatória a frequência de 100% da carga horária.

    • Módulo 1: Enquadramento Geral.
    • Módulo 2: Procedimentos Gerais de Emergência.
    • Módulo 3: Instruções de Segurança.
    • Módulo 4: Procedimentos de Evacuação.
    • Módulo 5: Técnicas de Remoção de Feridas.

    4 horas.

    • Método expositivo, centralizado na transmissão oral dos conteúdos.
    • Método Ativo.
    • Estudo de Casos.
    • Método demonstrativo, centralizado na explicação e demonstração de procedimentos seguida da realização de exercícios práticos.

    Formativa, realizada ao longo da ação e em todas as situações de aprendizagem.

    Sumativa, realizada no final da ação através da aplicação de um teste escrito.

    • Computador com acesso à internet.
    • Microsoft Teams/ Zoom

    Primeiros Socorros – Princípios Gerais

    Dotar o formando de conhecimentos e práticas necessárias para identificar e aplicar as medidas de primeiros socorros apropriadas a diferentes situações, derivadas de acidentes ocorridos nos locais de trabalho, de forma a prestar a primeira assistência a vítimas de acidentes ou morte súbita.

    No final do curso o formando deverá ser capaz de:

    • Identificar as técnicas de Primeiros Socorros, usando os conceitos e procedimentos definidos pela OMS, em caso de acidente.
    • Identificar os conceitos e objectivos inerentes aos Primeiros Socorros, usando os procedimentos correctos, em vigor no âmbito do Socorrismo.
    • Ser capaz de estabilizar a vítima, dando uso aos conceitos apreendidos na formação, adaptandoos á ocorrência.

    Todos os profissionais que pretendam aperfeiçoar os seus conhecimentos ao nível dos Primeiros Socorros.

    Regime à distância, sendo obrigatória a frequência de 100% da carga horária.

    • Módulo 1: Sistema Integrado de Emergência médica.
    • Módulo 2: Mala de Primeiros Socorros.
    • Módulo 3: Precauções Universais.
    • Módulo 4: Anatomia e Fisiologia.
    • Módulo 5: Exame da Vítima.
    • Módulo 6: Emergências Médicas.
    • Módulo 7: Exercícios de casos práticos.

    4 horas.

    • Método expositivo, centralizado na transmissão oral dos conteúdos.
    • Método Ativo.
    • Estudo de Casos.
    • Método demonstrativo, centralizado na explicação e demonstração de procedimentos seguida da realização de exercícios práticos.

    Formativa, realizada ao longo da ação e em todas as situações de aprendizagem.

    Sumativa, realizada no final da ação através da aplicação de um teste escrito.

    • Computador com acesso à internet.
    • Microsoft Teams/ Zoom

    Primeiros Socorros Geriátricos

    Através do curso de Primeiros Socorros Geriátricos os formandos conseguiram atuar em situações de emergência geriátrica, de forma a minimizar os efeitos dos mesmos e a estabilizar a vítima até à chegada dos meios de emergência.

    No final do curso o formando deverá ser capaz de:

    • Identificar os sintomas mais comuns de doença súbita em pediatria.
    • Descrever as primeiras intervenções em caso de doença súbita.
    • Identificar os principais acidentes na infância,
    • Enumerar as prioridades na prestação de primeiros socorros na infância.
    • Reconhecer e atuar perante a obstrução da via respiratória.

    Profissionais na área da saúde ou área Geriátrica, Familiares ou Cuidadores de pessoas Idosas. População em geral.

    Regime à distância, sendo obrigatória a frequência de 100% da carga horária.

    • Módulo 1: Noções básicas de primeiros socorros.
    • Módulo 2: Asfixia.
    • Módulo 3:Hemorragias e Úlceras de Pressão.
    • Módulo 4: Lesões de pele.
    • Módulo 5: Hemorragias.
    • Módulo 6: Lesões articulares, musculares e ósseas.
    • Módulo 7:Traumatismo.
    • Módulo 8:Envenenamento e intoxicação.
    • Módulo 9:Patologias várias (Hipertenção e Diabetes).
    • Módulo10:Mala de primeiros-socorros e medicamentos.
    • Módulo 11:Prevenção/Actuação em caso : acidentes.

    4 horas.

    • Método expositivo, centralizado na transmissão oral dos conteúdos.
    • Método Ativo.
    • Estudo de Casos.
    • Método demonstrativo, centralizado na explicação e demonstração de procedimentos seguida da realização de exercícios práticos.

    Formativa, realizada ao longo da ação e em todas as situações de aprendizagem.

    Sumativa, realizada no final da ação através da aplicação de um teste escrito.

    • Computador com acesso à internet.
    • Microsoft Teams/ Zoom

    Primeiros Socorros Pediátricos

    O Curso de Primeiros Socorros Pediátricos é uma ferramenta importantíssima, para quem no dia-a-dia lida com crianças.

    Os acidentes não acontecem apenas aos outros.

    As crianças, pela sua atividade e espontaneidade, são muito suscetíveis a sofrerem pequenos acidentes.

    No final do curso o formando deverá ser capaz de:

    • Identificar os sintomas mais comuns de doença súbita em pediatria.
    • Descrever as primeiras intervenções em caso de doença súbita.
    • Identificar os principais acidentes na infância.
    • Enumerar as prioridades na prestação de primeiros socorros na infância.
    • Reconhecer e atuar perante a obstrução da via respiratória.

    Pais e Familiares diretos de crianças Grávidas.

    Profissionais e estudantes da área da educação.

    Profissionais e estudantes da área da saúde.

    Regime à distância, sendo obrigatória a frequência de 100% da carga horária.

    • Módulo 1: Febre, Convulsões, Vómitos e Diarreia.
    • Módulo 2 Feridas, Queimaduras, Traumatismos (o Traumatismo Craneo-Encefálico, entre outros) e Hemorragias.
    • Módulo 3: Entorses, Espasmos de Choro e Desmaio.
    • Módulo 4: Sobredosagem e/ou Envenenamento.
    • Módulo 5 Obstrução da Via aérea.

    4 horas.

    • Método expositivo, centralizado na transmissão oral dos conteúdos.
    • Método Ativo.
    • Estudo de Casos.
    • Método demonstrativo, centralizado na explicação e demonstração de procedimentos seguida da realização de exercícios práticos.

    Formativa, realizada ao longo da ação e em todas as situações de aprendizagem.

    Sumativa, realizada no final da ação através da aplicação de um teste escrito.

    • Computador com acesso à internet.
    • Microsoft Teams/ Zoom

    Higiene e Segurança Alimentar

    O curso de Higiene e Segurança Alimentar pretende habilitar os formandos com os conhecimentos necessários para desenvolver, implementar e gerir um sistema preventivo de auto-controlo de Segurança Alimentar.

    No final do curso o formando deverá ser capaz de:

    • Apresentar conceitos de higiene e segurança alimentar;
    • Compreender os tipos de contaminação alimentar e os fatores que influenciam o seu aparecimento;
    • Implementar as boas práticas para a segurança alimentar.
    • Canal HORECE (hotéis, restaurantes e cafés);
    • População em geral;
    • Indústria Alimentar.

    Regime à distância, sendo obrigatória a frequência de 100% da carga horária.

    • Módulo 1 – Noções Básicas de Microbiologia; Contaminação Bacteriana;
    • Módulo 2 – Higiene Pessoal;
    • Módulo 3 – Higiene das Instalações, Equipamentos e Utensílios;
    • Módulo 4 – Controlo de Pragas;
    • Módulo 5 – Receção das Matérias-Primas;
    • Módulo 6 – Armazenamento;
    • Módulo 7 – Preparação e Confeção.

    4 horas.

    • Método expositivo, centralizado na transmissão oral dos conteúdos.
    • Método Ativo.
    • Estudo de Casos.
    • Método demonstrativo, centralizado na explicação e demonstração de procedimentos seguida da realização de exercícios práticos.

    Formativa, realizada ao longo da ação e em todas as situações de aprendizagem.

    Sumativa, realizada no final da ação através da aplicação de um teste escrito.

    • Computador com acesso à internet.
    • Microsoft Teams/ Zoom

    Metodologia 4C´S – Simplificação da metodologia do HACCP

    Um sistema de segurança alimentar, é obrigatório estar implementado, para dar cumprimento à legislação em vigor. A AHRESP acordou com a ASAE uma maneira mais simples para as micro e pequenas empresas aplicarem o HACCP. A metodologia CHAC ou 4C’s, concebida pela Food Standards Agency., trata-se de uma metodologia mais simples para as micro e pequenas empresas aplicarem o sistema HACCP.

    No final do curso o formando deverá ser capaz de:

    • Entender conceitos segurança alimentar;
    • Compreender os tipos de contaminação alimentar e os fatores que influenciam o seu aparecimento;

    Ter em consideração as áreas de controlo, Contaminação Cruzada, Higienização, Manutenção da cadeia de frio e Confeção.

    • População em geral;
    • Canal HORECA (hotéis, restaurantes e cafés);
    • Indústria Alimentar.

    Regime à distância, sendo obrigatória a frequência de 100% da carga horária.

    • Módulo 1: Conceitos;
    • Módulo 2: Higienização:
    • Módulo 3: Contaminação Cruzada;
    • Módulo 4: Arrefecimento /Cadeia de frio;
    • Modulo 5: Confeção.

    4 horas.

    • Método expositivo, centralizado na transmissão oral dos conteúdos.
    • Método Ativo.
    • Estudo de Casos.
    • Método demonstrativo, centralizado na explicação e demonstração de procedimentos seguida da realização de exercícios práticos.

    Formativa, realizada ao longo da ação e em todas as situações de aprendizagem.

    Sumativa, realizada no final da ação através da aplicação de um teste escrito.

    • Computador com acesso à internet.
    • Microsoft Teams/ Zoom

    Princípios Básicos da Nutrição

    É um curso de formação teórico que pretende transmitir aos formandos conhecimentos básicos sobre nutrição e alimentação.

    • Identificar os conceitos de nutrição e alimentação;
    • Descrever as principais funções da alimentação;
    • Analisar os constituintes alimentares;
    • Compreender as funções e sistema do aparelho digestivo;
    • Interpretar a roda dos alimentos;
    • Reconhecer uma alimentação equilibrada;
    • Identificar os vários tipos de dietas.
    • População em geral;
    • Canal HORECA (hotéis, restaurantes e cafés).

    Regime à distância, sendo obrigatória a frequência de 100% da carga horária.

    • Módulo 1: Conceitos de nutrição e alimentação;
    • Módulo 2: Constituintes alimentares;
    • Módulo 3: Interpretação da roda dos alimentos;
    • Módulo 4: Alimentação Equilibrada;
    • Módulo 5: Tipos de dieta.

    4 horas.

    • Método expositivo, centralizado na transmissão oral dos conteúdos.
    • Método Ativo.
    • Estudo de Casos.
    • Método demonstrativo, centralizado na explicação e demonstração de procedimentos seguida da realização de exercícios práticos.

    Formativa, realizada ao longo da ação e em todas as situações de aprendizagem.

    Sumativa, realizada no final da ação através da aplicação de um teste escrito.

    • Computador com acesso à internet.
    • Microsoft Teams/ Zoom

    Alimentação Saudável e Elaboração de ementas

    • Adquirir os princípios básicos para uma alimentação saudável;
    • Conhecer métodos e técnicas de culinária saudável;
    • Conhecer os processos para a elaboração de ementas.
    • Praticar uma alimentação saudável;
    • Confecionar os alimentos utilizando diversas técnicas culinárias saudáveis;
    • Elaborar uma ementa.
    • População em geral;
    • Canal HORECA (hotéis, restaurantes e cafés).

    Regime à distância, sendo obrigatória a frequência de 100% da carga horária.

    • Módulo 1: Identificar os conceitos de nutrição e alimentação;
    • Módulo 2: Alimentação Saudável;
    • Módulo 3: Culinária Saudável;
    • Módulo 4: Elaboração de ementas.

    4 horas.

    • Método expositivo, centralizado na transmissão oral dos conteúdos.
    • Método Ativo.
    • Estudo de Casos.
    • Método demonstrativo, centralizado na explicação e demonstração de procedimentos seguida da realização de exercícios práticos.

    Formativa, realizada ao longo da ação e em todas as situações de aprendizagem.

    Sumativa, realizada no final da ação através da aplicação de um teste escrito.

    • Computador com acesso à internet.
    • Microsoft Teams/ Zoom