Entre os dias 27 e 30 de novembro de 2025, a Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) promove o seu 41.º Congresso – que assinala também a realização do 1.º Congresso Ibero-Americano de Pneumologia –, no Centro de Congressos do Algarve, no hotel Tivoli Marina, em Vilamoura.

“A pneumologia tem enfrentado desafios cada vez mais complexos, exigindo inovação, investigação e formação contínua”, lê-se num comunicado de Jorge Ferreira, presidente da SPP. Este evento pretende assumir “um papel central na promoção da ciência, na formação dos profissionais de saúde e na atualização médica”.

O programa inclui quatro cursos pré-congresso no dia 27 de novembro: asma grave, diagnóstico e tratamento do cancro do pulmão, ventilação não invasiva e imunoterapia específica antialergénica na asma.

Para essa tarde, estão marcadas sessões sobre reabilitação respiratória, o possível impacto da inteligência artificial nesta área, rastreio de cancro do pulmão, imunoterapia, entre outros temas.

Nos dias seguintes, as sessões abordam áreas como patologia respiratória do sono, fibrose quística, tuberculose, doenças pleurais, DPOC, saúde respiratória na mulher, pneumologia oncológica, doenças vasculares pulmonares, tabagismo, infecciologia respiratória, técnicas endoscópicas e ventilação domiciliária.

O programa inclui ainda simpósios, comunicações orais, apresentações de posters e reuniões dos diferentes núcleos e comissões de trabalho da SPP.

O presidente da SPP considera que este será um espaço de aposta em “novos formatos, interação dinâmica entre participantes e criação de espaços de debate diferenciadores”.

As inscrições estão abertas: a entrada tem um custo de 440 euros para sócios da SPP, 490 euros para não sócios e 225 euros para inscrições de um dia. A inscrição dá acesso a todas as sessões científicas e restantes atividades previstas no programa.

De: https://viral.sapo.pt/artigos