João Pombinho vai atravessar a América em bicicleta e angariar fundos por uma causa
João Pombinho vai atravessar a América em bicicleta e angariar fundos por uma causa: o Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO Lisboa). São quase cinco mil quilómetros a pedalar em que #cadametroconta a favor dos doentes oncológicos.
O ultraciclista e triatleta português, conhecido também por Iron Pigeon, tem 40 anos e vai aventurar-se como o primeiro português a pedalar, sozinho (a solo, equipa individual), na RAAM – Race Across America –, conhecida por ser a prova mais difícil do mundo nesta modalidade. E vai correr, cada metro, (também) pelo IPO Lisboa.
“Decidi que queria apoiar uma causa solidária e o IPO Lisboa faz todo o sentido. Mais ou menos próximo, todos temos alguém numa situação oncológica ou alguém privado da liberdade da vida de todos os dias por questões hospitalares”, resume o atleta.
João é um bom exemplo de prevenção da doença e promoção da saúde, pelo estilo de vida que, desde sempre, decidiu abraçar. Na RAAM, vai passar cerca de 20 horas por dia a pedalar, atravessando os Estados Unidos, de costa a costa, entre Oceanside (Califórnia) e Annapolis (Maryland). Ao todo, vão ser 12 dias sempre a puxar pelas pernas – e pela resistência física –, ao longo dos quais o único apoio com que poderá contar virá da equipa de suporte à prova, a equipa Iron Pigeon – um grupo de sete amigos que se foram juntando “por carolice e amor às bicicletas e a este estilo de vida”. Todos vão tirar férias dos respetivos empregos durante as semanas dos últimos preparativos e de duração da prova, em nome da paixão pelas duas rodas e da solidariedade. “Cada um, nos seus papéis, está a preparar-se com grande entrega para esta prova”, conta o ultraciclista.
Entre os membros da equipa há um médico intensivista, uma psicóloga clínica, um dentista, um responsável de operações, um responsável de manutenção, um fisioterapeuta e um oficial do exército. “É uma tropa de elite. São malucos por quererem vir, mas, por encomenda, não me teria saído melhor equipa”.
Há muito que João Pombinho sonhava com este desafio. O endurance e as provas de resistência surgiram na sua vida durante o processo de recuperação de uma cirurgia à coluna e por motivação do pai. Era com ele que iria estrear-se no ‘Iron Man’, a mais dura competição de triatlo. “Levei para Barcelona uma bicicleta especial em homenagem ao meu pai, o meu ídolo desportivo e um apaixonado por ciclismo, que nos deixou de forma inesperada uma semana antes”, lembra o atleta.
O luto não o fez esmorecer e só lhe deu mais força para continuar. Já pedalou mais de 15 mil quilómetros em provas por 15 países. Agora, ‘Cada Metro Conta’ é o mote para a angariação de fundos a favor do IPO Lisboa que começa na plataforma digital GoFundMe a 10 de junho, três dias antes do início da prova, na Califórnia. A RAAM decorrerá entre 13 e 25 de junho.
De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2023/05/15/pelo-ipo-lisboa-cada-metro-conta/