Hospital das Caldas da Rainha realiza procedimento que repõe defesas do sistema imunitário.
A Unidade de Imunoalergologia do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) efetuou, pela primeira vez em Portugal, a administração de Imunoglobulina Humana Subcutânea Facilitada, tendo o procedimento decorrido no Hospital de Dia Polivalente da Unidade de Caldas da Rainha, segundo informação do centro hospitalar.
Este tratamento, “essencial à vida dos doentes com défices do sistema imunitário (imunodeficiências por défice de produção de anticorpos), repõe as defesas que estes doentes não conseguem produzir para combater as infeções”.
O procedimento foi realizado no dia 20 de abril, pela Unidade de Imunoalergologia do CHO, coordenada pela médica Susana Carvalho e que tem em seguimento doentes com Imunodeficiências Primárias, patologias recentemente renomeadas de Erros Imunitários Congénitos. Segundo o CHO, são doenças que se caracterizam por défices do sistema imunitário que levam a infeções repetidas, bem como outros fenómenos de imunodesregulação, tais como a autoimunidade, e doenças oncológicas.
“Trata-se de um grupo de mais de 450 doenças diferentes que fazem parte do âmbito da especialidade de Imunoalergologia”, explicou o CHO no comunicado, acrescentando que “a terapêutica com imunoglobulina é fundamental para a sobrevivência destes doentes, reduzindo o risco de infeções fatais”.
A nova modalidade terapêutica, denominada de Imunoglobulina Subcutânea Facilitada, em que o CHO se tornou pioneiro, “vem revolucionar o modo de administração, dando mais liberdade e autonomia aos doentes” que, refere o comunicado, “passam a poder efetuar o tratamento comodamente em suas casas apenas uma vez por mês”.
De acordo com o CHO, esta inovação é devida à administração de uma enzima, a hialuronidase humana recombinante, que permite a criação de um espaço debaixo da pele para receber maiores volumes de imunoglobulina.
De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2023/05/15/cho-realiza-tratamento-pioneiro/