Secretária de Estado da Promoção da Saúde participa em iniciativa da Fundação Portuguesa de Cardiologia
A Secretária de Estado da Promoção da Saúde participou esta quinta-feira, 11 de maio, no lançamento do Mês do Coração, uma campanha da Fundação Portuguesa de Cardiologia. Na sessão solene que teve lugar na Sala do Arquivo da Câmara Municipal de Lisboa, Margarida Tavares defendeu a importância da promoção da saúde e da prevenção da doença, em particular da doença cardiovascular.
“As estimativas apontam que 80% da doença cardiovascular é prevenível ou tratável”, afirmou a Secretária de Estado. “O peso enorme destas doenças para as pessoas, para as famílias e para o SNS obriga-nos a ser mais ambiciosos, a ter intervenções eficazes de promoção da saúde. Intervenções continuadas, organizadas, com objetivos definidos e que permitam contribuir para melhorar a saúde e bem-estar dos portugueses”, acrescentou.
Margarida Tavares chamou a atenção para os fatores de risco: tabagismo, hábitos alimentares não saudáveis, inatividade física, obesidade, hipertensão arterial, diabetes, colesterol elevado e história familiar de doenças cardiovasculares. “Sabemos que a população mais excluída e com menos meios de subsistência tem um risco acrescido – a pobreza é um importante determinante de saúde e sempre que pensamos em ações temos de ter isto presente e não deixar ninguém para trás”, salientou, vincando ainda a necessidade de pensar o impacto de uma sociedade envelhecida na carga de doença. O impacto do “envelhecimento na sua dimensão fisiológica mas também na sua dimensão social, quando significa quebra de laços sociais, de atividade física, isolamento e solidão”, detalhou.
A governante apontou a necessidade de avançar em áreas como o combate ao tabagismo, objetivo patente na Proposta de Lei aprovada recentemente pelo Governo, mas também na promoção da alimentação saudável, no combate ao sedentarismo e no combate à pobreza e desigualdades. “Temos de tornar a promoção da saúde num desígnio nacional”, apelou.
De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2023/05/12/mes-do-coracao/