Secretário de Estado da Saúde participou na sessão de abertura da II Convenção Internacional dos Enfermeiros

O Secretário de Estado da Saúde participou no dia 10 de maio, na sessão de abertura da II Convenção Internacional dos Enfermeiros, uma iniciativa da Ordem dos Enfermeiros que este ano tem lugar na Figueira da Foz. Ricardo Mestre saudou o papel da Ordem e a realização do encontro, subordinado ao tema “O futuro é Saúde”, salientando que esta é uma discussão necessária no país e que os enfermeiros, o maior grupo profissional do SNS, têm um papel central na resposta à população.

Ricardo Mestre apresentou o investimento que está a ser feito no SNS, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência, em novas infraestruturas físicas e digitais, mas também na aquisição de mais de 800 viaturas elétricas, que vão permitir às equipas dos cuidados primários, nomeadamente de enfermeiros, uma maior resposta de proximidade.

Destacou ainda o aumento da resposta do SNS em 2022, com mais de 53 milhões de contactos com a população, e as perspetivas renovadas para este ano, com uma despesa orçamentada para 2023 de 14,5 mil milhões de euros, um reforço de 40% face ao período pré-pandémico. “Temos uma dimensão no SNS que não existe em mais nenhuma outra área, com oportunidades de melhoria que temos de identificar e reconhecer para conseguirmos acompanhar as exigências e expectativas da população”, afirmou.

Dirigindo-se aos enfermeiros, Ricardo Mestre reconheceu que são necessários mais profissionais, “não só porque é necessário continuar a reduzir desigualdades territoriais ou em áreas de intervenção, mas também porque as necessidades em saúde da população continuam a aumentar”. O governante reiterou igualmente a necessidade de investir em melhores condições de trabalho e o compromisso do Governo em prosseguir com a valorização das carreiras, patente no acordo que, no ano passado, permitiu repor a contagem de pontos e progressão salarial dos enfermeiros.

“Quero agradecer o vosso trabalho diário e reforçar a nossa disponibilidade para, em conjunto, construirmos um SNS cada vez mais apto a responder às necessidades e expectativas da população”, concluiu o Secretário de Estado da Saúde.

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2023/05/11/o-futuro-da-saude-com-os-enfermeiros/