Ministro da Saúde participou na apresentação do estudo “Perceção do Valor das Vacinas”

O Ministro da Saúde participou no dia 20 de abril na apresentação do estudo “Perceção do Valor das Vacinas”, na Fundação Oriente. O estudo promovido pela APIFARMA, divulgado em antecipação da Semana Europeia da Vacinação, concluiu que a esmagadora maioria dos portugueses reconhece o sucesso do Programa Nacional de Vacinação (PNV), comprovado pela taxa de vacinação de 80% na população adulta e de cerca de 95% na população pediátrica.

“Esta é mesmo uma história de sucesso, de que Portugal deve orgulhar-se”, sublinhou Manuel Pizarro, considerando as vacinas “uma das mais eficazes medidas de saúde pública”.

“O PNV foi lançado a 4 de outubro de 1965, com uma campanha sem precedentes para a vacinação contra a poliomielite, mas também contra o tétano e difteria. Em apenas dois anos, Portugal conseguiu naquele tempo vacinar 3 milhões de portugueses contra a poliomielite. A paralisia infantil que resultava da poliomielite praticamente desapareceu”, recordou o Ministro da Saúde, agradecendo o trabalho dos profissionais que, ao longo das décadas, contribuíram para o esforço de vacinação.

“Superámos a pandemia graças à vacinação”

“Este é o poder das vacinas e não há dúvidas hoje de que teríamos uma vida muito diferente se não existissem vacinas”, reforçou, destacando o mais recente papel da vacinação na resposta à COVID-19. “Transformou uma doença que no início de 2020 era uma brutal ameaça à saúde pública numa doença com a qual hoje conseguimos lidar. Superámos a pandemia graças à vacinação e as pessoas puderam ver o efeito da vacinação em tempo real. Temos de usar esta experiência como oportunidade para reforçar a importância e a pedagogia sobre as vacinas.”

O Ministro da Saúde evocou o papel da Comissão Técnica de Vacinação na atualização e “liderança técnica” do PNV, reiterando que este deve ser sempre um trabalho técnico, baseado na melhor evidência dos benefícios individuais e coletivos da vacinação. “As decisões têm de ser tomadas com segurança de que a generalização das vacinas é a opção certa e não se pode transformar o PNV num plano de tal maneira ubíquo que possa produzir um fenómeno de cansaço, exatamente contrário ao que desejamos”.

As lições da vacinação

Manuel Pizarro defendeu ainda a importância de manter a sensibilização da população, contrariando a desinformação e a hesitação vacinal.

“As vacinas salvam mesmo vidas”, concluiu o Ministro da Saúde, destacando lições importantes da vacinação para outras intervenções, nomeadamente para a promoção da saúde e envelhecimento de saudável. “A lição de como se investe no início da vida para colher mais tarde, de como é possível manter a população do lado das melhores decisões em saúde com trabalho, diálogo e confiança nos profissionais e de como os resultados se conseguem quando as equipas de saúde estão plenamente empenhadas e convictas da importância das políticas de saúde pública”, referiu.

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2023/04/24/vacinas-salvam-vidas/