Secretária de Estado da Promoção da Saúde na sessão de abertura do IANPHI Europe Network Meeting 2023

A Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, participou esta quinta-feira, 20 de abril, na sessão de abertura do encontro da associação IANPHI (International Association of National Public Health Institutes) em Lisboa, que trouxe a Portugal representantes de institutos de saúde pública europeus.

“A pandemia de COVID-19 reforçou a importância de termos sistemas de vigilância de saúde pública robustos”, afirmou Margarida Tavares, destacando o papel da IANPHI a nível internacional na orientação técnica para a vigilância e monitorização epidemiológica e o papel do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge em Portugal, um instituto com 124 anos de história e que tem tido um papel central, a nível científico e operacional, na resposta de saúde pública no país.

“Teremos enormes desafios no futuro próximo que envolvem o impacto das alterações climáticas na saúde pública, a prevenção de doenças não transmissíveis e a promoção da saúde, bem como a resposta às consequências da guerra no bem-estar das sociedades”, disse a governante, salientando que são necessários sistemas que garantam uma vigilância e resposta atempadas e apoiem as decisões políticas. Margarida Tavares apontou ainda a necessidade de robustecer a formação nesta área e preparar os recursos humanos para o futuro, saudando a oportunidade para partilha de experiências e criação de sinergias.

O encontro de dois dias juntou líderes de institutos nacionais de Saúde Pública membros da rede europeia da IANPHI, bem como responsáveis e figuras relevantes de organizações parceiras como a Região Europeia da Organização Mundial da Saúde e o Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC). Marcaram ainda presença no evento representantes dos Institutos Nacionais de Saúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), na qualidade de observadores.

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2023/04/21/saude-publica-europeia-em-lisboa/