Margarida Tavares visitou os formandos do curso de resposta em situações de catástrofe de grandes dimensões
A Secretária de Estado da Promoção da Saúde acompanhou, na manhã de quarta-feira, 19 de abril, os formados do curso “Medical Response to Major Incidents”, iniciativa que decorreu em Lisboa.
A 26.ª edição do curso MRMI, que decorreu de 17 a 19 de abril, contou com a participação de mais de 160 formandos e 34 instrutores, envolvendo 28 entidades de distintas áreas, nomeadamente Saúde, Administração Interna, Proteção Civil e Defesa.
A iniciativa, prepara e associa todas as células da Proteção Civil, incluindo Médicos, Enfermeiros, Psicólogos, Bombeiros, Forças de Segurança, Forças Armadas, Gestores e Administradores da área da Saúde, entre outros, para responder de forma integrada, em caso de necessidade, a situações de catástrofe de grandes dimensões.
Margarida Tavares salientou que “a partilha de experiências e de aprendizagens é especialmente importante no contexto da realização das Jornadas Mundiais da Juventude, que implicam respostas concertadas a nível central, regional e local”.
A formação MRMI teve origem no Instituto Karolinska, na Suécia, em 2009, e treina, de forma diferenciada, a gestão e a cadeia de resposta a situações de emergência e catástrofe de grandes dimensões. A formação é baseada num modelo de simulação avançada e treina a cadeia de comando, cenário do acidente, transportes, pré-hospitalar, gestão hospitalar, triagem, corredores de evacuação e estrutura de resposta comunitária.
O Ministério da Saúde constituiu recentemente uma Comissão de Gestão do Plano do Ministério da Saúde para a Jornada Mundial da Juventude 2023 (https://dre.pt/dre/detalhe/despacho/4239-2023-211439465), a qual integra representantes dos diversos organismos do Ministério da Saúde com atribuições no domínio da saúde e da gestão dos seus meios, e peritos nomeados para coadjuvar nos trabalhos.
De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2023/04/20/preparacao-para-catastrofes/