Ministro da Saúde apelou a mais investimento da Indústria para inverter a balança comercial negativa na área dos produtos de saúde.

“A indústria farmacêutica que trabalha em Portugal deve explorar todas as oportunidades para investir em bases produtivas e industriais no nosso país”, disse o Ministro da Saúde na cerimónia de tomada de posse dos órgãos sociais da Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica, no dia 18 de abril, em Lisboa.

Manuel Pizarro mencionou o “bom desempenho” das exportações da área da saúde, cujo valor passou “dos 400 milhões de euros em 2009 para os 2,4 mil milhões em 2022”, para relembrar que “Portugal ainda é dos países da Europa ocidental com o maior défice na balança comercial de produtos de saúde”.

“Portugal não se pode resignar com a ideia de ter uma balança comercial negativa na área do medicamento”, salientou o ministro, apelando a um aprofundamento dos mecanismos de cooperação e de partilha de risco entre o Governo e Indústria Farmacêutica, “por forma a agilizar o acesso à inovação na saúde”.

Na sua intervenção, o Ministro da Saúde salientou ainda que “Portugal tem conseguido equilibrar e qualificar a despesa pública em Saúde, garantindo que o investimento em saúde, em particular no medicamento, se reflete em acesso dos cidadãos às tecnologias”. Contudo, nas palavras de Manuel Pizarro, “é necessário aprofundar e acelerar a partilha e a cooperação que tem ocorrido nos últimos anos entre o Governo e a Indústria”.

“A Associação da Indústria Farmacêutica tem procurado consistentemente o diálogo necessário para encontrar as melhores soluções entre a iniciativa privada e o Estado”, disse o governante, assumindo o compromisso de trabalhar na resolução de custos administrativos e de contexto.

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2023/04/19/tomada-de-posse-apifarma/