Recolha de pilhas e equipamentos elétricos usados reúne 37 mil euros.

A campanha de reciclagem “Todos pelo IPO” reuniu 37 mil euros que serão utilizados para adquirir equipamento médico para o Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO Lisboa).

De acordo com a Associação de Gestão de Resíduos – Eletrão, entidade promotora da iniciativa, foram recolhidas 12 toneladas de pilhas e baterias e 144 toneladas de equipamentos elétricos, cujo valor reverte a favor do IPO de Lisboa e do tratamento oncológico.

A Presidente do Conselho de Administração do IPO Lisboa, Eva Falcão, sublinhou a importância que esta campanha teve não só a nível de saúde pública como de consciencialização social.

“É extremamente importante continuar a promover a mudança de comportamentos e a relembrar o impacto que estes têm na nossa saúde, no nosso ambiente”, afirmou Eva Falcão.

“Foi isso mesmo que se procurou fazer através das mensagens veiculadas nesta campanha – ‘Juntos pelo IPO’ –, que nos juntou no apelo e sensibilização da população para a importância de se realizar uma correta separação e encaminhamento destes materiais – pilhas, baterias e equipamentos elétricos ou eletrónicos, e eletrodomésticos. Uma reciclagem correta e consciente é primordial para evitar a contaminação dos solos, da água e dos ecossistemas. É mesmo tão simples como diz a campanha: reciclar faz bem ao ambiente, faz bem à saúde”, acrescentou a responsável.

Eva Falcão acrescenta ainda que “com este valor, que o IPO Lisboa canalizará, naturalmente, em benefício dos doentes, também a sociedade sai a ganhar. Porque ao converter os resultados desta ação em equipamento médico, consegue-se sempre um reforço importante na qualidade dos cuidados de saúde prestados aos nossos utentes”.

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2023/04/19/campanha-todos-pelo-ipo-2/