O combate ao cancro é uma das prioridades da agenda da política de saúde a nível europeu.
A Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, no dia 9 de março, dirigiu uma mensagem de boas-vindas aos participantes do 10.º Congresso Europeu de Oncologia da Cabeça e Pescoço, que se realizou em Lisboa.
A governante afirmou que “a literacia em saúde ao longo de todo o ciclo de vida das pessoas é uma das grandes prioridades” do Governo, renovando o compromisso com “o reforço do diagnóstico precoce e das campanhas em favor de estilos de vida saudáveis e de redução dos principais fatores de risco.
Margarida Tavares deixou ainda um apelo para que as sociedades europeias não deixem de promover o princípio da Saúde em Todas as Políticas. “O apoio social e os cuidados de saúde devem andar de mãos dadas”, disse a governante, apelando um esforço comum para que “a promoção da saúde e a prevenção da doença sejam uma constante no quotidiano das pessoas e das comunidades”, disse.
Nesse sentido, a secretária de Estado disse que é necessário continuar a “construir sistemas de saúde fortes, capazes de enfrentar as desigualdades, e que garantam cobertura universal e acesso à inovação em saúde”, referindo depois a Estratégia Nacional de Luta contra o Cancro 2021-2030 como exemplo do alinhamento com os objetivos europeus, em termos de prevenção e mitigação dos impactos sociais, económicos e pessoais que a doença oncológica tem nas sociedades.
De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2023/03/14/oncologia-da-cabeca-e-pescoco/