Ministros da Saúde e da Justiça acompanharam primeira teleconsulta em Faro

A implementação de teleconsultas entre os hospitais do Serviço Nacional de Saúde e os Estabelecimentos Prisionais está em curso. Inaugurados a 14 de julho de 2022, foram já implementados 52 Balcões SNS24 na Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais. Estão ativos em todas as unidades que prestam cuidados de saúde de norte a sul de Portugal.

Para assinalar a importância desta articulação na garantia de cuidados aos reclusos e melhor otimização dos recursos hospitalares, o Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, e a Ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, acompanharam, na semana passada, a primeira teleconsulta de Pneumologia entre o Hospital de Faro e o Estabelecimento Prisional (EP) de Faro, no âmbito da iniciativa Governo Mais Próximo.

“Agradeço muito à área governativa da Saúde e aos profissionais que, deste lado e desse lado, tornam possível este serviço, que nos permite chegar a uma maior humanização da situação de reclusão”, afirmou a Ministra da Justiça, que participou no início da consulta no EP de Faro.

A assistir à teleconsulta no Hospital de Faro, integrado no Centro Hospitalar Universitário do Algarve, o Ministro da Saúde sublinhou que este programa é uma “bela demonstração” de que Portugal, que recentemente acolheu o encontro da Organização Mundial de Saúde sobre a Saúde nas Prisões, leva a sério o repto da OMS para o reforço e consolidação das intervenções nesta área. “O acesso à saúde é um momento essencial da reabilitação e reintegração social da população reclusa”, afirmou Manuel Pizarro.

Os Balcões SNS24, que facilitam tecnicamente a realização de teleconsultas, entre outras ações como marcação de consultas, têm vindo a ser implementados não só nas prisões, mas em espaços das autarquias e, mais recentemente, nos lares, com o desenvolvimento a cargo dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

No âmbito deste projeto com a Direção Geral de Reinserção estão ativos 52 balcões e foram já realizadas 139 teleconsultas entre hospitais do SNS e entidades prisionais. Em juntas de freguesias e câmaras municipais há um total de 66 balcões em funcionamento e nos lares já foram instalados 12 balcões, o que perfaz um total de 341 balões SNS24 ativos em Portugal, nos diferentes setores.

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2023/03/06/hospitais-ligam-se-as-prisoes/