Novo espaço da Equipa Comunitária de Saúde Mental para Adultos foi inaugurado pelo Ministro da Saúde em Portimão.

O Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, inaugurou segunda-feira, dia 23 de janeiro, o novo espaço da Equipa Comunitária de Saúde Mental para Adultos, em Portimão.

Esta resposta de proximidade vem reforçar a aposta da tutela na área da saúde mental, o que passa pela criação de estruturas de proximidade, adaptadas às necessidades das populações e inseridas na comunidade. Com esta organização da oferta, pretende-se reduzir o estigma que ainda existe em relação à saúde mental e melhorar a articulação em rede com outras áreas do Serviço Nacional de Saúde, nomeadamente com os cuidados de saúde primários.

Ainda no mesmo concelho, durante a visita ao Hospital de Portimão, o governante inaugurou a Sala Snoezelen, um espaço multissensorial utilizado para diferentes terapias.

Antes, o Ministro da Saúde tinha já visitado o Centro de Saúde de Aljezur, onde a Administração Regional de Saúde do Algarve, o Centro Hospitalar Universitário do Algarve e a Câmara Municipal de Aljezur celebraram um protocolo para proporcionar aos utentes um conjunto de consultas descentralizadas nas especialidades de Medicina Interna, Saúde Infantil, Saúde Materna e Saúde Mental, deslocando-se os profissionais de saúde do CHUA aos cuidados de saúde primários.

A inauguração e a visita aconteceram no âmbito da iniciativa Saúde Aberta, que teve a sua primeira edição no distrito de Faro. Ao longo do dia, o Ministro da Saúde, a Secretária de Estado da Promoção da Saúde e o Secretário de Estado da Saúde percorreram os 16 concelhos da região, onde tiveram a oportunidade de reunir com os autarcas, ouvir os profissionais e os cidadãos, e visitar várias unidades de saúde e projetos em curso no distrito.

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2023/01/24/saude-mental-no-algarve/