Intervenções em Neurocirurgia com recurso a nova tecnologia

O Serviço de Neurocirurgia do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (CHLO) adquiriu um equipamento de imagem 3D, integrado com o sistema de navegação, ambos de última geração, com o objetivo de melhorar a precisão e segurança das cirurgias ao crânio e coluna.

O CHLO revela, em comunicado, que o Hospital de Egas Moniz é o primeiro hospital público do distrito de Lisboa a investir neste sistema, que permite operar com maior rigor e qualidade, através da obtenção de imagens 3D em tempo real e em vários planos.

O CHLO explica que, ao permitir a aquisição de imagem clara e precisa durante os procedimentos, enriquece a informação que o cirurgião dispõe a cada momento da cirurgia e faculta uma visão maximizada e melhorada da anatomia local, mesmo em casos mais complexos. Também com a utilização deste equipamento, reduzem-se as complicações durante o procedimento e diminuem-se os tempos de internamento e custos associados à cirurgia.

Esta tecnologia permite, ainda, reduzir a exposição à radiação do doente e profissionais, contribuindo também para o aumento da segurança.

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2023/01/23/chlo-investe-em-tecnologia-3d/