“É a descentralização em movimento”, afirmou o Ministro da Saúde.

O Ministro da Saúde inaugurou esta quarta-feira, 18 de janeiro, o novo centro de saúde de Marvila, uma obra de 3,5 milhões de euros financiada pela Câmara Municipal de Lisboa e por fundos europeus do Portugal 2020, onde está já a funcionar a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Marvila. “É um edifício belíssimo e extraordinariamente funcional”, enalteceu Manuel Pizarro.

O Ministro da Saúde visitou e inaugurou a unidade com o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, que tem um programa de remodelação de 15 unidades de saúde familiar, seis já em funcionamento e mais duas em conclusão.

“Este é um projeto com continuidade. Temos de semear para conseguirmos colher no futuro”, afirmou Manuel Pizarro, considerando um “bom sinal” que a junta de freguesia de Marvila, a Câmara Municipal de Lisboa e o Ministério da Saúde estejam de mãos dadas neste projeto. “É a descentralização em movimento”, acrescentou o Ministro da Saúde, salientando que, à imagem desta obra, há muitas intervenções a nível local em que as autarquias dão uma resposta mais adequada do que a administração central, desde logo por conhecerem melhor a realidade da população: “Têm um olhar mais próximo, conseguem dialogar melhor, conseguem colocar próximo das pessoas aquilo que é realmente necessário”.

Reconhecendo que os novos edifícios e equipamentos não solucionam automaticamente as carências identificadas ao nível das equipas de saúde familiar, Manuel Pizarro sublinhou que a melhoria das infraestruturas e das condições de trabalho é indissociável do caminho para reforçar os recursos humanos no Serviço Nacional de Saúde. “Melhores condições de infraestruturas tornam mais fácil atrair e fixar profissionais e não será por acaso que vamos conseguir contratar mais médicos para esta unidade”, vincou o Ministro da Saúde, reforçando igualmente a necessidade de apostar, cada vez mais, em equipas e respostas multidisciplinares.

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2023/01/18/inauguracao-do-centro-de-saude-de-marvila/