Mais de 20 milhões de resultados de exames médicos disponíveis online

Mais de 20 milhões de resultados de exames médicos foram partilhados digitalmente, nos últimos 8 meses, podendo ser consultados através da aplicação móvel e do portal SNS 24.

Luís Goes Pinheiro, Presidente do Conselho de Administração dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), refere que a partilha de resultados de meios complementares de diagnóstico e terapêutica (MCDT) é fundamental para a aceleração e automatização dos processos, uma vez que a receção por parte dos profissionais nos cuidados de saúde primários é imediata. Para o responsável, a partilha eletrónica apresenta vantagens também para os utentes, pela rapidez, facilidade e comodidade no acesso aos resultados.

O projeto arrancou no dia 6 de maio de 2022 e, desde então, o número de laboratórios aderentes tem vindo a aumentar, permitindo que mais pessoas possam aceder digitalmente aos resultados dos seus exames médicos.

A prescrição de exames médicos de forma eletrónica nos cuidados de saúde primários passou a abranger todas as áreas em abril de 2022 e, desde então, já foram emitidas cerca de 19 milhões de requisições eletrónicas, das quais mais de 90.8% foram totalmente desmaterializadas (sem papel). As endoscopias gastrenterológicas, a medicina física e reabilitação, a pneumologia-imunoalergologia e radiologia são algumas das áreas abrangidas, estando disponíveis resultados de TAC, colonoscopias, entre outros.

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2023/01/09/sns-24-consulta-de-exames/