Obras estão a ser concretizadas com o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência.

O Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, acompanhou o Primeiro-Ministro, António Costa, na visita a duas novas unidades de saúde que estão a ser construídas no concelho de Leiria e que devem ficar concluídas ainda durante o primeiro semestre de 2023.

A unidade de saúde de Amor e a unidade de saúde de Parceiros, Azoia e Barrosa, ambas no concelho de Leiria, permitem aumentar o acesso, em proximidade, a cuidados de saúde com qualidade e adaptados às necessidades atuais e futuras, num investimento de mais de 2,8 milhões de euros.

As obras estão a ser financiadas com fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que, no total, vai permitir financiar 100 novas unidades de saúde e requalificar mais 326.

Na mesma ocasião, o Ministro da Saúde aproveitou para avançar que 28 Unidades de Saúde Familiar (USF) transitarão durante o primeiro semestre deste ano para o modelo B, o que permitirá melhorar os cuidados primários a prestar aos cidadãos, reforçando desta forma a resposta dos Cuidados de Saúde Primários, área prioritária no desenvolvimento do Serviço Nacional de Saúde. Este número não era tão significativo desde 2010.

Simultaneamente, Manuel Pizarro destacou que começaram esta semana a sua formação na especialidade 505 futuros médicos de família, que vão permitir colocar o país mais próximo da ambição de atribuir uma equipa de saúde familiar a todos os cidadãos.

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2023/01/04/novas-unidades-em-leiria/