Programa de rastreio a decorrer em Évora até ao mês de abril

No âmbito do Programa de Rastreio do Cancro da Mama da Região Alentejo, está a decorrer, até ao mês abril, uma iniciativa de rastreio na cidade de Évora para as utentes inscritas na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Évora ou nas Unidades de Saúde Familiar Sol, Lusitânia, Salus, Eborae e Planície.

O exame é gratuito e consiste numa mamografia de dupla leitura realizada numa unidade móvel da Liga Portuguesa Contra o Cancro, que se encontra junto ao Centro de Saúde Portas de Avis.

Este rastreio destina-se a mulheres com idade igual ou superior a 50 anos e igual ou inferior a 69 anos, devendo existir um intervalo de dois anos entre rastreios.

São critérios de exclusão definitiva do programa a realização prévia de mastectomia e o diagnóstico prévio de cancro da mama. São critérios de exclusão temporária a realização de mamografia com resultado normal (nos dois anos anteriores), a presença de próteses mamárias, a existência de processos inflamatórios ativos ou a gravidez ou aleitamento.

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2023/01/04/rastreio-do-cancro-da-mama-20/