Conheça as recomendações do INEM para umas festas mais seguras

A época de fim de ano é, para muitos portugueses, sinónimo de viagens. Para que este período seja passado em segurança, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) divulga uma série de recomendações úteis para quem vai viajar, mas também para quem fica em casa.

Assim, se for viajar, lembra-se de verificar previamente as condições de segurança do veículo (como pneus, travões e cintos de segurança) e acondicionar bem as bagagens, evitando objetos soltos. O transporte de crianças deve ser feito em cadeirinhas adequadas ao seu tamanho e, se transportar animais de estimação, faça-o em segurança. Coloque devidamente o cinto de segurança e certifique-se que todos os ocupantes o fazem. Em caso de viagens longas pare regularmente para descansar, e cumpra as regras do código da estrada e as normas de segurança rodoviária. Em caso de acidente, coloque o triângulo a cerca de 30 metros de distância e assegure-se que fica bem visível. E, não se esqueça, se conduzir, não beba.

Em casa, evite decorações e luzes de Natal ao alcance das crianças. Não deixe velas nem luzes de Natal acesas durante a noite, e não tenha velas acesas próximo de superfícies inflamáveis ou ao alcance das crianças. Tenha especial atenção a braseiras e lareiras, certificando-se que não ficam acesas durante a noite. Evite os riscos de intoxicação por gases, ventilando as áreas onde estes existam, como por exemplo as cozinhas.

Tenha um Fim de Ano em segurança. Em caso de emergência ligue 112.

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2022/12/28/fim-de-ano-em-seguranca-4/