Em cada 10 jovens de 18 anos mais de 9 usam redes sociais.

Em 2021, em cada 10 jovens de 18 anos mais de nove usaram redes sociais e fizeram pesquisas, seis jogaram online e dois jogaram a dinheiro (jogo de apostas online). A maioria usou a internet durante 4 horas ou mais por dia.

Os dados são revelados pelo Serviço de Intervenção nos Comportamento Aditivos e nas Dependências (SICAD) e resultam de um projeto de investigação e monitorização dos comportamentos aditivos e dependências junto dos jovens de 18 anos, participantes no Dia da Defesa Nacional, através de inquérito.

Metade dos jovens inquiridos pelo SICAD usa as redes sociais durante quatro ou mais horas por dia, mas para as restantes utilizações analisadas o tempo despendido é, principalmente, inferior a 2 horas. Os rapazes e os jovens com menor escolaridade (até ao 9º ano) são os que mais jogam. Por sua vez, estes jovens, com menor escolaridade, acompanham os jovens desempregados numa utilização mais intensiva das redes sociais.

Já os jovens com escolaridade ao nível do ensino superior são os que mais pesquisam e os que mais declaram uma experiência de problemas relacionados com a internet.

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2022/12/21/comportamentos-aditivos-e-dependencias-5/